Página inicial > Últimas Notícias > Prazo para se inscrever no Auxílio Permanência e Moradia encerra dia 20

Prazo para se inscrever no Auxílio Permanência e Moradia encerra dia 20

• Publicado: Quinta, 19 de Março de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2015, 00h00

Quem quiser participar da edição deste ano do Programa Permanência nas modalidades Auxílio Permanência e Auxílio Moradia tem até esta sexta-feira (20) para se inscrever. O prazo se encerra às 17 horas e não será prorrogado, segundo a Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), unidade da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) que é responsável pelo Programa. As inscrições devem ser feitas no Sistema Gerencia de Assistência Estudantil - SIGAEST.

Segundo dados da Proex, até a 14 horas desta quinta-feira havia 4.4662 inscritos, mas parte destes candidatos ainda não concluíram todo os procedimentos de inscrição, e podem ficar de fora do processo seletivo. A expectativa é que aproximadamente 5 mil estudantes se inscrevam nesta edição. Em 2014, foram 4.450 candidatos, e mais de 2 mil receberam os auxílios financeiros.

Até o momento, pedagogia é o curso com o maior número de estudantes cadastrados, são pouco mais de 320 inscrições. As mulheres continuam sendo maioria de inscritos e representam 61% do total. 65% dos candidatos declaram possuir renda familiar perca pita de até R$ 305,00. Já em relação a raça, 74% se declaram pardos, 12% brancos e 11% negros. Amarelos, indígenas e quem optou em não declarar raça somam 7%.

Inscrições – As inscrições encerram às 17h do dia 20 de março. Elas estão abertas deste o dia 19 de fevereiro e ocorrem em duas etapas concomitantes: “Inscrição no Sistema” e “Envio de Documentos".

Na primeira etapa da inscrição, o discente terá que acessar o SIGAEST e inscrever-se no Auxílio Permanência 2015. Os candidatos têm a opção de solicitar a modalidade Permanência, a modalidade Moradia ou as duas. Em seguida, deverá ser realizado o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico referente ao auxílio solicitado. É importante destacar que apenas a modalidade Moradia permite o acúmulo com outros auxílios e bolsas.

Na segunda etapa, os estudantes do campus de Belém devem enviar os documentos exigidos pelo edital exclusivamente por meio do SIGAEST, em arquivo de imagem (salvo no formato JPG). Já quem estuda nos demais campi poderá enviar sua documentação tanto por meio do SIGAEST como pessoalmente na Coordenação de Extensão do campus ou polo em que estuda.

Critérios - Para se candidatar ao auxílio, o discente deve possuir renda familiar bruta de até três salários mínimos, estar regularmente matriculado em curso de graduação extensivo da UFPA, não possuir diploma de curso superior, entre outros critérios previstos no edital.

Quem for contemplado com uma das modalidades vai receber o auxílio financeiro no valor de R$ 350,00 (Permanência) para custear despesa com transporte, alimentação, material didático-pedagógico. Os que forem contemplados com a modalidade Moradia receberão o auxílio financeiro no valor de R$ 400,00, para auxiliar nas despesas com aluguel.

Processo Seletivo do Auxílio Permanência 2015
Inscrições: de 19 de fevereiro a 20 de março de 2015