Página inicial > Últimas Notícias > 1ª edição da Feira do Pequeno Agricultor é sucesso de público na UFPA

1ª edição da Feira do Pequeno Agricultor é sucesso de público na UFPA

• Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2015, 00h00

A procura por alimentos orgânicos com preços mais acessíveis foi grande e teve gente que saiu com sacolas cheias durante a primeira edição da Feira do Pequeno Agricultor, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 11, no Complexo Vadião, da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Antes mesmo das 10h30, a maioria das mercadorias já tinha sido vendida. Frutas, verduras e hortaliças, além de farinha de mandioca e de tapioca estavam entre a variedade de itens disponíveis para o público.

Iniciativa - O evento surgiu da parceria realizada entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA) com cooperativas de trabalhadores rurais em agricultura familiar de vários municípios paraenses, como Abaetetuba, Castanhal e Irituia, com o objetivo de incentivar a participação dos produtores no Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na modalidade Compra Institucional para o fornecimento de gêneros alimentícios para o Restaurante Universitário (RU) da Instituição.

Preço e qualidade - Arlete Marques, professora do ensino primário, saiu da feira com várias sacolas e, entre as compras, estavam abacaxi, couve, mamão e jambu. Só para ter uma ideia do quanto Arlete comprou, no momento da entrevista, ela já estava a caminho do carro pela terceira vez para acomodar as sacolas no veículo. O motivo de tantas compras, ela explica: “Eu consumo muito os orgânicos, e o preço aqui está mais barato e acessível, além de estarem bem frescos.”

O funcionário público da área de Saúde Marco Cota também aproveitou para fazer a feira. Tomate, pimentão e cheiro-verde estavam entre os itens comprados por ele, que logo ficou interessado assim que soube da 1ª Feira do Pequeno Agricultor na UFPA. “Aqui os preços estão bons e são de melhor qualidade por não terem agrotóxico. No supermercado, é mais caro e lá os orgânicos não têm a mesma qualidade que os daqui”, explicou.

Balanço positivo - Segundo o organizador geral da feira e diretor de Assistência Estudantil da Proex, José Maia Bezerra Neto, a primeira edição da Feira do Pequeno Agricultor foi um projeto piloto e a avaliação foi muito positiva para os organizadores e agricultores. “A feira foi um sucesso, logo no inicio, já tinha muita gente comprando e esta é uma forma de trazer a comunidade para a UFPA”, informou o organizador sobre a repercussão que teve o evento. Em razão do grande público, a intenção da Proex, agora, é realizar outras edições da feira na Universidade, uma vez por mês. A próxima edição está prevista para outubro, com data ainda a ser definida e divulgada brevemente.

Incentivo ao consumo de orgânicos- O agricultor do município de Barcarena Raimundo Oliveira Reis informou que a participação na feira foi uma experiência ímpar, pois o evento agregou valor aos alimentos orgânicos. As vendas foram tão boas que Raimundo teve toda a sua mercadoria comprada em menos de 30 minutos. Além disso, disse também que “a feira é uma oportunidade de ‘sair da mão’ do atravessador, o que diminui os preços para o cliente, além de estimular o consumo de orgânicos, que são mais saudáveis.”

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos