Página inicial > Últimas Notícias > Parceria entre Proex e Guascor formará profissionais para o setor elétrico

Parceria entre Proex e Guascor formará profissionais para o setor elétrico

• Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2015, 00h00

Uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a empresa geradora de energia elétrica Guascor ajudará na formação de mão de obra para o setor elétrico. O curso de extensão irá atender moradores da comunidade do entorno da Universidade e será voltado à formação de profissionais para o desenvolvimento de atividades de montagem e de manutenção preditiva de motores diesel, em nível técnico. A expectativa é que a primeira turma seja formada ainda este semestre.

“Pretendemos participar do esforço de formação desses profissionais, junto com a universidade. Consideramos que essa é uma excelente oportunidade de encontrar no futuro os funcionários qualificados que nós vamos precisar, além é claro, de contribuir com a geração de emprego e melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, afirma o gerente de operações da Guascor, engenheiro Helder Costa de Souza.

A parceria ainda está em processo de formalização, mas o professor Mauro Veloso, diretor de Programas e Projetos da Proex, mostrou-se otimista quanto ao sucesso da iniciativa. “As conversas avançaram bastante. A ideia é que no projeto tenha contribuições de ambas as partes, já apresentamos nossas propostas a Guascor e eles se mostraram muito receptivos, até porque a empresa tem um projeto semelhante ao nosso. Então vamos juntar forças para a formação desses profissionais”, afirma prof. Mauro Veloso.

O curso será ministrado por estudantes da própria UFPA, a maior parte deles são do curso de engenharia mecânica. Os estudantes, que irão compor equipe de profissionais, estão sendo capacitados por outro curso de extensão, já implementado em parceria com o SENAI, e que está sob a coordenação do professor Eraldo Santos da Faculdade de Engenharia Mecânica.

Os cursos técnicos serão dispostos de um módulo básico, que envolve conhecimentos de metrologia, mecânica básica, sustentabilidade e meio ambiente. E o módulo especifico, com conhecimentos de mecânica básica, ciclos de potência, montagem de motores e de processos de manutenção. Espera-se que sejam formados, por semestre, em média 180 profissionais. As turmas terão no máximo quinze alunos, e serão divididas em três turnos diários.

De acordo com o prof. Mauro Veloso, o principal benefício que a parceria irá trazer será a aquisição de um Motor Escola do modelo “Guascor de 1000 HPs”, essencial para as disciplinas praticas do curso. Além de acessórios e kits de ferramentas para manutenção. “Com esse equipamento conseguiremos aproximar ainda mais os estudantes dessa realidade profissional, uma vez que, esse modelo de motor é utilizado em diversas usinas de geração de energia elétrica do sistema isolado”.

A empresa também estaria disposta a fornecer peças e insumos necessários a montagem e desmontagem do motor. “Estamos em contato com a matriz da empresa; e o setor de RH está avaliando as nossas possibilidades, mas acreditamos que a parceria vai dá certo, já que vai beneficiar a empresa e o região toda”, avalia o Helder de Souza.

Com o curso a Proex também pretende criar uma cultura de desenvolvimento tecnológico, social, técnico e científico, além de incentivar esses profissionais para o ingresso na universidade. A previsão é que o curso tenha início em setembro deste ano. O processo seletivo será por meio de edital.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Proex