Página inicial > Últimas Notícias > Proex anuncia novas regras para o Auxílio Creche

Proex anuncia novas regras para o Auxílio Creche

• Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2016, 00h00

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) anunciou novas regras para a concessão para concessão do Auxílio Creche, modalidade do Programa Permanência, que subsidia financeiramente estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, na contratação de serviços de creche e educação infantil para seus filhos. A solicitação do auxílio, a partir de agora, deve ser feita até o dia 10 de cada mês por meio do SIGAEST.

As mudanças na Instrução Normativa (N0 01/2016/PROEX), que regulamenta a concessão do auxílio, busca dar maior clareza quanto à solicitação, inscrição e prestação de contas. Para fazer a solicitação, o candidato deverá requerer um atendimento prévio com a Equipe Técnica da DAIE/PROEX, que o orientará sobre a novas regras de funcionamento do Auxílio Creche. Após o atendimento, o discente poderá ser autorizado a realizar sua inscrição no SIGAEST, preenchendo o Questionário Socioeconômico e anexando a documentação exigida. As inscrições ficarão abertas o ano inteiro, mas para serem autorizadas, as solicitações devem ser feitas no período de 10 a 10 de cada mês.

Critérios - Podem solicitar o auxílio creche, discentes de ambos os sexos que tenham filhos na faixa etária de 1 ano e seis meses a 5 anos, 11 meses e 28 dias. Se for o responsável legal pela criança também pode fazer a solicitação. É necessário enquadrar-se no critério de vulnerabilidade socioeconômica, estar regularmente matriculado e cursando a primeira graduação. O candidato precisará comprovar que detém a guarda do filho. Não poderão ser atendidos os estudantes de cursos na modalidade intensiva, a distância, do PARFOR e que tenham pendências na prestação de contas de outros auxílios da DAIE/PROEX. Todos os critérios estão detalhados na Instrução Normativa que pode ser acessada aqui.

Renovação - o auxílio tem duração de 12 meses, após esse período, o discente beneficiado pode solicitar a renovação para continuar fazendo parte do projeto. Nesse caso, é necessário atualizar no SIGAEST os dados cadastrais e a documentação. O candidato passará por avaliação de desempenho acadêmico, referente ao período que recebeu o auxílio, sendo que se obtiver o Coeficiente de Rendimento abaixo de 5,0 (REGULAR), em dois semestres consecutivos ou for reprovado por frequência, ficará sujeito a não renovação.

O valor do auxílio pode variar dependendo dos custos necessários e do número de filhos. Para quem tem somente um filho, o teto máximo é de R$ 400,00, já para quem tem dois filhos ou mais poderá receber até o teto máximo de R$ 600,00. O Auxílio Creche é destinado exclusivamente para o pagamento de mensalidades de creches ou pré-escolas. Não poderá ser utilizado para a contratação de babá, cuidador ou outros serviços similares.

Serviço:

UNICRECHE - Auxílio Creche 2016