Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação de TCC conta com acessibilidade para pessoas com deficiência visual na UFPA
Início do conteúdo da página

Apresentação de TCC conta com acessibilidade para pessoas com deficiência visual na UFPA

No dia 19 de dezembro de 2023, ocorreu no Instituto de Letras da Universidade Federal do Pará a defesa do trabalho de conclusão de curso do estudante com deficiência visual, Mauricio Martins, do Curso de Publicidade e Propaganda, intitulado “Invisível”. A pesquisa foi orientada pela professora Carolina Venturini e abordou os diferentes olhares a respeito de espaços prediais da universidade e entorno.

A pesquisa apresentada foi constituída por fotografias, de caráter artístico, registradas pelo discente, que é pessoa com baixa visão. O trabalho acadêmico demonstrou as barreiras enfrentadas pela pessoa com deficiência visual em espaços da UFPA com acessibilidade prejudicada e a apontou os benefícios de locais acessíveis.

Na apresentação do TCC, estavam presentes estudantes com baixa visão e cegueira. Para atender a demanda, a Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA por meio do Programa de Acessibilidade Estudantil ofertou o serviço de audiodescrição ao pé do ouvido, que detalhou aos usuários as situações imagéticas que estavam sendo projetadas em slides e as demandas dinâmicas, tais como movimentos e gestos do discente e do corpo docente.

Texto: Felipe Moraes dos Santos

  • Publicado: Quinta, 11 de Janeiro de 2024, 01h49
  • Última atualização em Quinta, 11 de Janeiro de 2024, 01h49
registrado em:
Fim do conteúdo da página