Página inicial > Últimas Notícias > Universidade Federal do Amapá conhece ações de acessibilidade da SAEST/UFPA

Universidade Federal do Amapá conhece ações de acessibilidade da SAEST/UFPA

A Universidade Federal do Para (UFPA) recebeu, por meio da Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil, um comissão de representantes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) com participação da  pedagoga Suelen do Socorro Melo do Núcleo de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão e a socióloga Maria Dolores do Centro de Controle e Registro e Acadêmico  da Universidade Federal de Amapá (UNIFAP), que estiveram em visita técnica nas dependências da SAEST/UFPA para conhecimento das ações de acessibilidade desenvolvidas pela Coordenadoria de Acessibilidade.

O objetivo é a busca de experiências e referências já consolidadas na área de inclusão e para a elaboração de projetos a serem implantados na UNIFAP, os quais venham a contribuir com a acessibilidade na instituição.

As profissionais da UNIFAP tiveram reunião com o superintendente de Assistência Estudantil, professor Ronaldo Araújo e com a coordenadora de Acessibilidade da SAEST, professora Arlete Marinho. O professor Ronaldo Araujo destacou o programa de inclusão da administração superior da UFPA, com apoio à implantação de medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

A professora Arlete Marinho fez referência aos diversos serviços ofertados pela Coordenadoria de Acessibilidade da SAEST/UFPA com o relato das experiências já realizadas pela UFPA para ampliar a inclusão de todos os estudantes com deficiência.

A equipe da UNIFAP também conheceu os auxílios financeiros, concedidos por intermédio da Coordenadoria de Assistência da SAEST em conversa com as técnicas assistentes sociais Jaqueline Ramos e Anaíza Furtado. Outro momento importante da visita foi a conversa com a coordenação da Associação dos Estudantes com Deficiência (ADD). As representantes da UNIFAP escutaram os relatos sobre a luta por direitos e a organização dos estudantes PCds na UFPA.

Ainda, na programação de visitas, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelas Divisões da Coordenadoria de Acessibilidade com apresentação dos trabalhos de Terapeutas Ocupacionais, tradução e interpretação em Libras, audiodescrição, tradução em Braille, acompanhamento de alunos com Espectro Autista, enfrentamento de barreiras físicas, acompanhamento psicoeducacional e acessibilidades em mídias digitais da SAEST/UFPA.

A professora Daniele Doroteia, coordenadora de Integração da SAEST recebeu as técnicas da UNIFAP para apresentar os serviços prestados aos estudantes na área de saúde e projetos pedagógicos para a melhoria das condições de estudo e permanência dos alunos da UFPA em situação de vulnerabilidade.

Fez parte, também, da programação a apresentação do setor Braille da Biblioteca Central da UFPA, um espaço de produção de materiais acessíveis a pessoas com deficiência visual.

Ao final da visita, a socióloga Maria Dolores afirmou estar satisfeita em conhecer todo o trabalho desenvolvido na Coordenadoria de Acessibilidade e na UFPA e que todas as ações de inclusão são inspiradoras para o projeto de construção do Núcleo de Acessibilidade da UNIFAP.

Texto e foto - Assessoria de Comunicação SAEST/UFPA

• Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 02h04