SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO DE INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS-PORTUGUÊS
Solicitação do serviço de Interpretação de Libras-Português
Para a solicitação dos serviços de interpretação, a Unidade ou Subunidade deverá solicitar à Coordenadoria de Acessibilidade - CoAcess por meio de formulário online (modelo) preenchendo as questões.
- Para eventos presenciais (palestras, oficinas, seminários, congressos, fóruns, conferências e similares.):
1.1. No momento da divulgação do evento, é importante que a coordenação geral do evento insira no formulário de inscrição a seguinte pergunta: “é pessoa com deficiência? Caso sim, qual recurso de acessibilidade necessita?” Esta pergunta vai contribuir para que a equipe de acessibilidade tenha ciência e destine, se possível, conforme disponibilidade em agenda, os profissionais para a demanda solicitada.
1.2. A solicitação deve ser encaminhada com até 20 dias de antecedência do evento por meio do preenchimento do formulário online (modelo) seguindo as orientações, especificadas e anexar os documentos exigidos.
1.3. Em caso de eventos com período de inscrição definido, encaminhar o pedido somente após identificação de surdos, usuários de Libras, inscritos no evento. É importante ainda ressaltar que o evento com inscrições antecipadas, a inscrição seja encerrada em tempo hábil para solicitação de TILS.
1.4. Certificar-se de que haverá infraestrutura adequada para a realização do serviço com profissionais habilitados. O espaço para os profissionais deve dispor de microfones; iluminação adequada como: luminária softbox, luz de led etc. teleprompter; caixa de som para retorno de áudio e monitores para retorno de vídeo.
Caso a solicitação seja atendida:
Encaminhar, no mínimo, até 72 horas antes da realização do evento:
- Os materiais a serem utilizados pelos palestrantes (slides, textos, vídeos, letras de músicas, poesias, roteiro de apresentação e outros);
- Contato dos palestrantes (e-mail, whatsapp, telefone etc);
- Programação completa do evento.
- Para eventos online: (palestras, oficinas, seminários, congressos, fóruns, conferências e similares.):
Seguir as mesmas instruções do item anterior descritos nos subitens 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4.
Caso a solicitação seja atendida:
Encaminhar, no mínimo, até 72 horas antes da realização do evento:
- Os materiais a serem utilizados pelos palestrantes (slides, textos, vídeos, letras de músicas, poesias, roteiro de apresentação e outros);
- Contato dos palestrantes (e-mail, whastapp, telefone etc);
- Programação completa do evento.
- Para feiras abertas:
Seguir as mesmas instruções do item 1 descritos nos subitens 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4.
A solicitação deverá ser feita caso haja a confirmação de pessoas surdas, usuárias da Libras e a participação de escolas especializadas no evento. Nesses casos, a solicitação poderá ser atendida, se possível, conforme disponibilidade na agenda da equipe dos profissionais TILS.
Caso a solicitação seja atendida:
Encaminhar, no mínimo, até 72 horas antes da realização do evento:
- Programação completa do evento.
- Para formaturas, colação de grau, cerimônia de posse e semelhantes:
Seguir as mesmas instruções do item 1 descritos nos subitens 1.1, 1.2, 1.3 e 1.4.
É importante que a organização do evento confirme a participação de alunos, professores(as) ou convidados surdos usuários da Libras.
Caso a solicitação seja atendida:
Encaminhar, no mínimo, até 72 horas antes da realização do evento:
- Roteiro completo do evento.
- Para aulas: até 30 dias de antecedência do início das aulas ou logo após o encaminhamento das matrículas ou lotação dos docentes. Preencher e encaminhar formulário online (modelo) seguindo as orientações especificadas e anexar os documentos exigidos. Como:
- Ementas das atividades curriculares.
- Quaisquer materiais digitalizados como: artigos, livros, capítulos de livros, resumos etc que possam assessorar a equipe dos TILS lotados na atividade.
- Para reuniões: Em caso de demandas de interpretação em reuniões, cabe ao solicitante informar a pauta/assunto e enviar no prazo de:
- 72 horas para reuniões ordinárias;
- 48 horas para reuniões extraordinárias.
Obs.: No caso de faculdades com professores(as) surdos(as) lotados, a faculdade deve enviar o calendário anual/semestral das reuniões ordinárias de colegiado, congregação e outras.
- Para defesas (TCC, Dissertações de Mestrado ou Tese de Doutorado): é importante que a solicitação seja realizada com até 20 dias de antecedência da defesa. Ressaltamos que para solicitar é necessário preencher e encaminhar formulário online (modelo).
Obs.: Caso a solicitação seja atendida, entraremos em contato, via e-mail ou telefone, a fim de agendar encontro com o discente para repassar as informações necessárias presencialmente ou via webconferência para aqueles que não residam na cidade de Belém.
Acesse o formulário de solicitação pelo link clicando em: Formulário
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