Página inicial > Últimas Notícias > Presidenta do Incra visita UFPA e pede apoio da Extensão

Presidenta do Incra visita UFPA e pede apoio da Extensão

• Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Mai de 2015, 00h00

Primeira mulher a assumir a presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcón, participou, na tarde de 26 de maio de 2015, de encontro no Auditório da Sege da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o objetivo de apresentar a visão de futuro do Incra e promover parcerias com instituições de pesquisa e extensão no Estado do Pará.

A presidenta foi recebida pelo vice-reitor da Universidade Federal do Pará Emanuel Horácio Schneide.  A mesa contou com a presença de vários órgãos, pesquisadores e professores, Estavam presentes o Museu Emilio Goeldi, da Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA, Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, Curso de Geografia UFPA, Curso Serviço Social UFPA, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- NAEA. Curso de Pós-Graduação em Segurança Pública UFPA.

Visão de futuro- Durante a exposição sobre a visão de futuro do Incra na, Maria Lúcia Falcón afirmou  que a reforma agrária é uma questão de soberania nacional e que faz-se necessário definir a qualidade da terra destinada para a democratização territorial do país. A presidenta reiterou que não basta dispor a terra, é necessário o uso de tecnologias para garantir a qualidade de vida das pessoas que produzem e que, para isso, o Incra necessita do apoio do conhecimento produzido nas universidades.

Apoio da Extensão- Maria Lúcia Falcón fez um pedido especial para que a Extensão da Universidade Federal do Pará colabore com a nova visão de futuro do Incra. O professor Mauro Veloso, representando o Pró-Reitor de Extensão da UFPA colocou a Pró-Reitoria à disposição para a promoção de projetos imediatos de extensão com o Incra. “Nossa região da Amazônia ocupa um lugar estratégico para o desenvolvimento da reforma agrária, por isso vamos colaborar com a formação e capacitação de recursos humanos", afirmou o professor.

Convênio- A mesa redonda finalizou com a apresentação e assinatura do convênio e entre o Incra e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA para o início de curso de Geografia Agrária, por meio do
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária- PRONERA. A presidenta ai afirmou que as Universidades precisam pontuar as pesquisas que contribuam para a democracia territorial. "O Pará vai ser um exemplo para o Brasil do ponto de vista da participação das academias para o desenvolvimento agrário", destacou Lúcia Falcón.

Texto e fotos - Ana Lúcia Oliveira
Assessoria Comunicação Proex