DAC AÇÕES

• Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2012, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2012, 00h00

Quinta CulturalQUINTA CULTURAL

Programação cultural realizada sempre na última quinta-feira de cada mês e que pretende congregar a comunidade universitária com apresentações artístico-culturais que vão do teatro à dança, da música ao cinema, do regional ao clássico.

O objetivo da iniciativa é promover a integração e o intercâmbio da produção cultural acadêmica com a produção externa e, assim, integrar diferentes formas de produções artísticas.

ENTRE LIVROS

O projeto tem a proposta de socializar a cultura literária por meio da troca de livros e demais publicações, entre docentes, discentes, técnicos da UFPA e comunidade em geral, incentivando o espírito de coletividade entre grupos. As trocas acontecem sempre às sextas-feiras, no hall da Biblioteca Central da UFPA e tem a participação e organização de bolsistas da DAC e de voluntários.

Além da cessão do espaço para a realização do projeto, a proposta já recebeu apoio da Editora da UFPA e da Biblioteca Central, com a doação de livros.

CINE GUAMÁ

Desenvolvido pela DAC, em parceria com diversas entidades dos movimentos sociais do bairro do Guamá, em Belém, o Cine Guamá foi criado para efetivar um espaço de interação de conhecimentos entre os movimentos sociais e a Universidade, dentro de sua política extensionista.

Para isso, o projeto promove exibições audiovisuais, priorizando a produção nacional e paraense, e “cinedebates” com vistas à qualificação dos integrantes dos movimentos sociais do Guamá, bem como da comunidade universitária da UFPA.

O cine foi aprovado em seleção pública via edital do Ministério da Cultura em 2009 e constitui um importante espaço público de cultura e lazer.

PRÊMIO PROEX DE ARTE E CULTURA

Por meio de Edital, o projeto tem o objetivo de fomentar a produção cultural e incentivar a criação, a formação, a pesquisa e a circulação das artes entre docentes, técnicos e alunos da graduação, pós-graduação e cursos técnicos da UFPA.

Alinguagens artísticas contempladas são: Artes Visuais, Audiovisual, Conexões Culturais-Universidade e Movimentos Sociais, Dança, Memória e Patrimônio, Música, Teatro.

REVISTA TUCUNDUBA

Tucunduba é o rio que corta o Campus Universitário do Guamá.

A Revista Tucunduba é o meio que a UFPA encontrou para divulgar e "escoar" a sua produção cultural, artística e criativa.

Alunos, técnicos e docentes inscrevem seus trabalhos, através de um Edital lançado no site da PROEX/UFPA, que tenham como assunto a cultura dialogando entre as diversas áreas do conhecimento. Após passar por avaliadores, os melhores trabalhos são publicados na revista.

PRÊMIO PROEX DE LITERATURA

Visando estimular e tornar pública a produção literária de técnicos, docentes e alunos da UFPA, o Prêmio Proex de Literatura, por meio de Edital, seleciona os 20 melhores trabalhos de três categorias: Conto, Crônica e Poesia. Apesar de serem trabalhos feitos individualmente, os selecionados são publicados coletivamente em um livro chamado Antologia.

ENCONTROS DE ARTE E CULTURA EM EXTENSÃO/MULTICAMPIARTES

Os Encontros de Arte e Cultura em Extensão ocorrem nos campi da UFPA situados nos interiores do estado. Através de cursos e oficinas ministrados por professores e artistas convidados, o intuito é o de construir uma "plataforma" que relacione a arte e a cultura com as características locais de cada cidade, congregando, de forma participativa, integrada e descentralizada, diferentes segmentos da sociedade em torno da arte e cultura.

JOGOS INTERNOS

Por meio dos Jogos Internos, a Pró-Reitoria de Extensão(PROEX) busca estimular a integração de alunos e professores, utilizando o esporte como ferramenta para melhorar a qualidade de vida dos participantes. Os Jogos são promovidos pela PROEX, em parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF) e incluem competições de basquetebol, voleibol, handebol e futsal, que são abertas para alunos, professores e servidores.