Página inicial > Últimas Notícias > Equipe técnica da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil participa de curso de capacitação sobre autorregulação da aprendizagem em contexto universitário
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2016, 00h00
  • Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2016, 00h00

Promovido pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o curso intitulado “Promoção da Autorregulação da Aprendizagem no Contexto Universitário”, ministrado pela psicóloga Poliana Carneiro de Medeiros Gonzáles da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reuniu a equipe técnica que trabalha nas ações de Assistência e Integração Estudantil, no período de 25 a 27 de outubro de 2016, no Auditório da Biblioteca Central/UFPA.

Objetivo - A realização do curso objetiva a capacitação e a formação da equipe técnica da DAIE sobre os fundamentos teóricos do Projeto Hábitos de Estudo desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a coordenação de Poliana Gonzalez. O projeto é uma experiência de sucesso na UFRN que atende alunos universitários com dificuldades de organização do tempo para os estudos. O projeto é constituído de várias ações psicopedagógicas e conta com a participação de estudantes como monitores no processo de orientação e acompanhamento dos alunos que procuram o serviço.

Experiência - Segundo Ana Clotildes Colares, coordenadora de Integração Estudantil da DAIE, em agosto de 2016, a partir do trabalho desenvolvido com os estudantes participantes dos programas de Assistência e Integração Estudantil, a equipe técnica percebeu que os alunos necessitavam de mais apoio, além dos auxílios financeiros, como ações organizadas com maior sustentabilidade psicopedagógica para que o bom desempenho acadêmico possa se desenvolver.

“ Em agosto deste ano fizemos uma visita técnica ao projeto Hábitos de Estudos da UFRN e constatamos que a experiência trouxe resultados significativos para os discentes assistidos, por isso tomamos a decisão de convidar a profissional responsável pela ação para vir nos capacitar teoricamente, para depois nos acompanhar na elaboração do projeto adequado a nossa realidade. E é o que está acontecendo nesse momento”, afirma Ana Clotildes.

Subsídios teóricos - Durante o curso a equipe técnica iniciou o contato com arcabouço teórico referente aos conceitos e procedimentos básicos da autorregulação da aprendizagem em âmbito universitário, sob a perspectiva da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. O conhecimento obtido contribuiu para fundamentar a equipe técnica na implementação de ações que estimulem o desenvolvimento de competências autorregulatória nos estudantes da UFPA.

O curso “Promoção da Autorregulação da Aprendizagem no Contexto Universitário” faz parte de uma série de  ações de capacitação e qualificação da equipe técnica da DAIE com o intuito de auxiliá-la na implementação de projeto de intervenção com alunos, na qual oferte subsídios teórico-metodológicos para promover um trabalho preventivo conduzido pela Assistência e Integração Estudantil, com vistas à melhoria das atividades já desenvolvidas no setor com melhores resultados quanto ao ato de estudar e o rendimento acadêmico dos discentes envolvidos no projeto.

Assessoria Comunicação DAIE/UFPA