Página inicial > Últimas Notícias > Restaurante Universitário da UFPA reabre no dia 17 de janeiro com feijoada no cardápio
Últimas notícias

• Publicado: Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 11h24
  • Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 17h54

RU22

Com o retorno pleno das aulas presenciais em 2022, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será reaberto ao público a partir da segunda-feira, 17 de janeiro. O cardápio do primeiro dia será feijoada e, para os demais dias da semana, poderá ser conferido no site. As unidades passaram por reformas para adaptação dos espaços aos novos protocolos de biossegurança exigidos em função da pandemia de Covid-19.

O RU do Campus do Guamá, em Belém, voltará a funcionar com almoço e jantar na unidade do setor Básico e com almoço na unidade do setor Profissional. O almoço será servido no horário das 11h às 14h e o jantar, das 17h45 às 19h15. Entre as mudanças no atendimento, está a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal.

Mudanças no atendimento - Segundo explica Elenilma Barros, responsável técnica pelo RU, a apresentação do comprovante de vacinação será diária, junto a um documento de identificação original com foto.

Além disso, os espaços internos e externos serão sinalizados para orientar o distanciamento social. As mesas serão organizadas de modo a evitar que as pessoas fiquem de frente umas para as outras.

Haverá orientação também para a retirada correta das máscaras nos espaços internos do Restaurante Universitário, que só poderá ocorrer no momento de consumir a refeição, devendo ser armazenada corretamente quando fora de uso, ou seja, sem que fiquem expostas sobre as mesas. Além disso, foram instaladas novas pias para lavagem de mãos e disponibilizados totens de álcool gel em locais estratégicos na entrada e saída de cada unidade.

O acesso aos bebedouros do RU apenas poderá ocorrer mediante o uso de garrafas ou copos reutilizáveis. A compra da refeição será ainda por ticket de refeição, mas o “self-service” será suspenso temporariamente, de modo que as preparações que compõem os cardápios serão manipuladas apenas pelos colaboradores e não mais em parte pelos usuários, como vinha sendo praticado antes da pandemia para as preparações arroz, feijão, salada e farofa. Ou seja, as refeições voltam a ser servidas diretamente no formato de “bandejão”.

Adaptações - Para garantir o consumo seguro, além da sinalização com adesivagem, orientações informativas e fiscalização técnica, a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA) também disponibilizará no local intérpretes visuais e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os primeiros dias de retomada.

A equipe de colaboradores que trabalha no RU está sendo treinada a fim de contribuir com as recomendações dos protocolos de segurança no que se refere às novas regras quanto à higienização dos espaços e manipulação/preparação adequada dos alimentos em tempos pandêmicos. A limpeza de bancadas, maçanetas e corrimões será constante e contínua. As janelas das unidades serão mantidas abertas durante os serviços de almoço e jantar, tendo sido adaptadas com telas anti-insetos.

Quanto ao tempo de permanência dos usuários no RU, a recomendação é a de que os próprios usuários se conscientizem sobre o tempo limite de permanência, que deve ser de 15 a 20 minutos, para que a rotatividade seja constante.

A Diretora dos Serviços de Alimentação Estudantil da UFPA, professora Xaene Mendonça, destaca a satisfação de reabrir o Restaurante Universitário após quase dois anos de atividades suspensas em decorrência da pandemia e explica que “a equipe técnica do RU/UFPA, elaborou um Plano de Ação para a reabertura segura das duas unidades do Restaurante Universitário, o qual contemplou vários itens, dentre eles: adequação das instalações prediais, limpeza e higienização constante dos espaços e superfícies, adoção de todas as medidas de biossegurança. Para isso, estaremos solicitando aos nossos colaboradores, clientes e fornecedores, na entrada das unidades do RU, o passaporte vacinal e o uso obrigatório de máscaras, conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), decretos da Prefeitura Municipal de Belém e do Governo do Estado do Pará, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do GT da UFPA sobre o Novo Coronavírus. Desta forma finalizamos desejando um ótimo retorno a todas e todos!”.

O Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, reitera: “Ficamos felizes em reabrir o Restaurante Universitário, apesar das dificuldades orçamentárias e da inflação dos alimentos. Sabemos a importância da garantia de uma refeição saudável e acessível a nossa comunidade acadêmica em situação de vulnerabilidade e continuaremos nos esforçando para manter o subsídio da alimentação aos estudantes”.

Valor da refeição – Estudantes de graduação e pós-graduação da UFPA e estudantes visitantes de outras instituições de ensino superior e da educação básica continuam pagando R$ 1,00 (um real) pela refeição no Restaurante Universitário. A taxa zero para subsidiados pela SAEST também será mantida.

Já no caso de servidores, terceirizados e visitantes que não sejam estudantes, o valor será reajustado para R$ 10,00 (dez reais), conforme deliberado pelo Conselho Superior de Administração (CONSAD) em cumprimento à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Por meio do Acordão AC-1464-23/19-P, o TCU afirmou a ilegalidade de fornecimento de refeições subsidiadas nos Restaurantes Universitários a servidores e terceirizados, pois já recebem auxílio alimentação. A ilegalidade se baseia na Lei nº 8.460/1992, com redação dada pela Lei nº 9.527/1997, que regulamenta o pagamento de auxílio alimentação aos servidores ativos da administração pública federal e veda a acumulação do auxílio alimentação com outro benefício semelhante, como o subsídio de refeições nos Restaurantes Universitários.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Foto: Alexandre de Moraes