Página inicial > Últimas Notícias > FEIJÃO COM ARROZ

FEIJÃO COM ARROZ

• Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 14h47
  • Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 14h49

O tradicional feijão com arroz é uma combinação capaz de fornecer proteínas de alta qualidade pois se combinam na quantidade de aminoácidos essenciais ao bom funcionamento do organismo. Separados, eles têm baixo valor protéico, mas juntos, seu valor protéico se eleva ficando muito próximo dos valores de alimentos de origem animal, como carne e leite (VASCONCELOS, 2011). No Brasil, o arroz corresponde a 15,6% das calorias totais consumidas diariamente pelos brasileiros e o feijão a 4,3% (IBGE, 2020).

Mesmo com toda essa importância para a manutenção de uma alimentação saudável, a aquisição e o consumo do arroz com feijão vêm caindo entre os brasileiros. Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/2017-2018), houve redução acentuada na aquisição de arroz e feijão pelos brasileiros com queda de 37% para o arroz e 52% para o feijão entre os anos de 2002-2003 e 2017-2018 (IBGE, 2020).

Nos cardápios do RU, o arroz e o feijão estão sempre presentes, pois entendemos a importância que o consumo desses alimentos tem para a saúde humana. Para tanto, diariamente são produzidos 420 Kg de arroz (300 Kg para o almoço e 120 Kg para o jantar) e 221 Kg de feijão (165 Kg para o almoço e 56 Kg para o jantar).

Fique ligado: na preparação do feijão no RU não é adicionado nenhum ingrediente de origem animal. O feijão é temperado apenas com temperos naturais como cebola, alho, cominho e hortaliças que variam entre abóbora, macaxeira, cariru, couve e repolho, conforme a safra e a disponibilidade do estoque.

Agora que você já conhece a importância da combinação do feijão com arroz, não deixe eles de fora da sua bandeja. Mas, atenção! Sirva-se apenas da quantidade que vai consumir. Evite o desperdício!

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: avaliação nutricional da disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro-RJ: IBGE, 2020.

VASCONCELOS, S.M.L; et al. 1, 2,3,4 com feijão e arroz no prato. Maceió: EDUFAL, 2011.

Elaborado por: Elenilma Barros da Silva – Nutricionista da DISAE/RU/UFPA.

Revisado pela: Equipe de Nutricionista da DISAE/RU/UFPA.