Página inicial > Últimas Notícias > Pró-Reitoria de Extensão lança 4ª edição da revista “Tucunduba”

Pró-Reitoria de Extensão lança 4ª edição da revista “Tucunduba”

• Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2015, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 29 de Mai de 2015, 00h00

O Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará, recebeu na tarde desta quinta-feira, 28 de maio, o evento de lançamento da 4ª edição da revista “Tucunduba”, editada pela Diretoria de Apoio à Cultura (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA. O evento contou com a participação dos professores e artistas que escreveram para a revista, além de apresentações de piano e canto lírico.

O projeto da revista “Tucunduba” nasceu há quatro anos, fruto de um desejo de expor a produção artística feita pelos pesquisadores em Arte dentro da Universidade. Os temas centrais da edição são música e fotografia, mas também há espaço para dança, design e intervenções culturais. Durante o lançamento, houve a apresentação da cantora lírica Gilda Maia, que cantou acompanhada pela pianista Eliana Cutrim.

Para o diretor de apoio cultural da UFPA, professor Leonardo Coelho, a revista é um registro material da produção feita no ambiente acadêmico pelos artistas. “Nessas quatro edições, nós temos uma diversidade de pensamentos, de reflexões, de estudos, que se transformam em artigo, mas que, principalmente, são práticas artísticas que estão ali representadas”, enfatiza o professor.

Convidado especial - A cada edição, a “Tucunduba” busca trazer convidados especiais que contam um pouco de sua trajetória profissional nas páginas da revista. Nesta edição, o convidado especial foi professor Alexandre Sequeira, que falou sobre a sua atuação profissional no ramo das Artes Visuais. O professor se diz honrado por poder dar o retorno ao investimento feito na sua carreira.

“Para mim, é uma honra, pois a minha formação foi toda dentro da UFPA, primeiro no Núcleo Pedagógico Integrado (atual Escola de Aplicação) e depois na Universidade, então, é o mínimo que eu posso fazer para retribuir todo esse investimento que me foi dado”, conta Alexandre.

Quem também cantou durante o lançamento foi a professora e cantora lírica Dione de Souza, que publicou o artigo “Desafios na performance do repertório vocal de John Cage” na revista. Para ela, a edição é uma oportunidade de registro da arte produzida pelos artistas na área acadêmica. “É um incentivo para os docentes e para os artistas que atuam na área acadêmica de colocar o seu pensamento, a sua prática, em forma de artigo, e divulgar o trabalho dentro e fora da Universidade, eternizar o nosso trabalho”, acredita Dione.

Acesso digital - A publicação também poderá ser acessada digitalmente, com textos disponíveis para leitura online e download. “Hoje você pode ler as quatro ‘Tucundubas’ online. Essa revista já está sendo divulgada para o mundo todo. Através da internet, você pode ler a ‘Tucunduda’ em qualquer lugar”, pontua o professor Leonardo Coelho, que acredita que a revista é um acervo para a memória e a valorização do artista pesquisador da UFPA. Para acessar a versão digital, clique aqui.

“Fica o registro. É um mapeamento de tudo que tem sido feito por professores, alunos e técnicos, dentro da parte cultural. Tudo aquilo que a ‘Tucunduba’ trás fica como registro”, conclui Leonardo.

Texto: Alesson Rodrigues - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos