Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional da África é comemorado na UFPA

Dia Internacional da África é comemorado na UFPA

• Publicado: Quinta, 21 de Mai de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 21 de Mai de 2015, 00h00

A Casa Brasil-África e o Grupo de Estudos Afro-Amazônico da UFPA, em seus esforços de promover a cultura africana e desconstruir preconceitos sobre aquele continente, que é o berço da humanidade, realizarão um conjunto de atividades comemorativas ao Dia Internacional da África. As ações ocorrerão no dia 25 de maio e tem como objetivo mostrar a África sob a ótica de suas belezas socioculturais; esquecendo os aspectos apenas negativos perpetuados pela mídia brasileira ao longo de décadas.

Programação - O evento contará com ações diversificadas que vão desde a degustação de comidas típicas de alguns países africanos, passando por desfile da beleza negra, documentário e apresentações culturais afro-brasileiras, e a riqueza da mitologia oral africana a ser exibida em forma de vídeo aos alunos da Escola de Aplicação da UFPA. Todas as atividades contam com a participação dos alunos africanos em intercâmbio na UFPA por meio do Programa PEC-G.

O Dia da África será gratuito e aberto a todos. Pela manhã, a partir das 9h, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFCH), haverá uma mesa-redonda sobre “Juventude e Negritude”. Às 11h30, a programação inicia-se no hall da Reitoria, com o lançamento do filme "Mestre Jorge", e prossegue, a partir das 16h, com o festival de comidas africanas, shows de dança e desfile de roupas africanas, além de apresentações sobre cultura e religiosidade de matriz africana.

A organização e promoção do evento é da Casa Brasil-África, com apoio do Grupo de Estudos Afro-Amazônico, da Reitoria, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e do RU da UFPA. A programação detalhada está disponível aqui e aqui.

Sobre a data - O Dia Internacional da África foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, em reconhecimento ao dia 25 de maio de 1963, quando chefes de Estado Africanos reuniram-se na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, com vistas a erradicar a subordinação do Continente Africano aos demais continentes em suas ações colonialistas. Nesse dia, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana, que tem como objetivos: manter a unidade e a solidariedade africanas, eliminar o colonialismo, garantir a soberania dos Estados Africanos e a sua integração econômica; bem como fomentar a cooperação política e cultural no continente.

Serviço:
Dia da África na UFPA
Data: 25 de maio de 2015
Hora: 9h às 18h
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e prédio da Reitoria, Campus Básico, UFPA – Guamá.
Programação detalhada: Acesse aqui e aqui

Texto e arte: Divulgação Casa Brasil-África