Página inicial > Últimas Notícias > Assistência Estudantil reúne com coordenações de Extensão dos campi da UFPA

Assistência Estudantil reúne com coordenações de Extensão dos campi da UFPA

• Publicado: Sexta, 27 de Fevereiro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 27 de Fevereiro de 2015, 00h00

Representantes das coordenações de Extensão dos campi de Tucuruí, Soure, Bragança, Cametá, Castanhal, Capanema, Breves e Ananindeua da Universidade Federal do Pará(UFPA) foram recebidos pela Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão(Proex) nesta quinta-feira, 26. O objetivo foi obter informações sobre as ações que a DAIE vem desenvolvendo para o apoio aos estudantes.

O diretor de Assistência Estudantil da Proex, professor José Maia Bezerra Neto, fez a exposição dos programas e do funcionamento da DAIE. O professor explicou que a diretoria funciona com duas coordenações, a de Assistência Estudantil, responsável pela concessão de auxílios e a coordenação de Integração que gerencia programas como o Estudante Saudável, o acesso a línguas estrangeiras e apoio psicológico.

Trabalho integrado - As coordenações de Extensão nos diversos campi são responsáveis pela orientação dos alunos quanto aos critérios de participação e às exigências para fazerem parte dos programas de Assistência Estudantil. Por isso a DAIE decidiu convidar os representantes  para estreitar as relações e facilitar a comunicação com os alunos. Segundo o professor José Maia, é importante que todas as informações necessárias cheguem aos alunos, onde estiverem. “Nossos programas são voltados para os estudantes de todos os campi por isso, é indispensável essa aproximação com as coordenações para a troca de experiências e esclarecimentos sobre os editais publicados pela DAIE para que tenhamos um trabalho mais integrado.”

Permanência - A assistente social responsável pela coordenação de Assistência Estudantil, Simone Silva, expôs, detalhadamente, o Edital do Programa Permanência e Moradia 2015. Explicou que o Programa destina-se a selecionar discentes de cursos de graduação da UFPA, modalidade extensiva (regular), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cursando a primeira graduação e que não possuem condições de arcar com custeio total ou parcial com alimentação, moradia, transporte e material didático, durante o período de 12 meses, com o objetivo de promover o apoio à permanência do discente durante o tempo regular do seu curso até a diplomação.

Itinerância - A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil tem promovido visitas aos campi da UFPA distantes da capital, Belém. Nas visitas itinerantes, as equipes de assistentes sociais e psicólogos viajam para os diversos municípios que ofertam cursos da Universidade e fazem a exposição dos programas desenvolvidos pela DAIE, tiram as dúvidas dos alunos e orientam sobre os processos de inscrição. Segundo o professor Hércio da Silva Ferreira, coordenador do campus de Breves, essas visitas são essenciais para aproximar os alunos dos serviços ofertados pela Universidade. “A equipe itinerante da DAIE já esteve conosco nos municípios de Curralinho, Melgaço, Anajás e São Sebastião da Boa Vista. Os nossos alunos têm a oportunidade, nessas visitas, de se informarem sobre  todos os programas de Assistência Estudantil”, afirma o professor.

Texto: Ana Lúcia Oliveira - DAIE/Proex