Página inicial > Últimas Notícias > Programa Estudante Saudável - PES

Programa Estudante Saudável - PES

• Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2016, 00h00

O objetivo do Programa é promover ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abranjam assistência e atendimento à saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico e o tratamento de baixa complexidade, visando o bem-estar e a qualidade de vida do discente, contribuindo para sua permanência e conclusão de curso de graduação nesta Universidade.

Para ser atendido nos diversos serviços disponibilizados pelo PES o estudante necessita se dirigir a SALA 1 da DAIE (2º andar da Reitoria)para solicitar o encaminhamento. É necessário apresentar um documento oficial com foto e o comprovante de matrícula.

Projeto Ações Integrada de Extensão à Saúde Estudantil - O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), unidade acadêmica especial pretende atender os estudantes, por meio de suas ações de assistência, integrando-se ao contexto institucional atendendo às Políticas de Assistência Estudantil na UFPA. O projeto é uma proposta de assistência à saúde, médico/ ambulatorial e hospitalar, destinado a alunos da graduação da UFPA que necessitem de atendimentos médico, exames complementares e cirurgias ambulatoriais no período de permanência universitária. Atende à Rua Augusto Corrêa nº 1, Guamá – Campus Universitário “José da Silveira Netto”, Campus Profissional II. (Para ter acesso a este projeto o estudante deve solicitar autorização junto a DAIE).

Assistência Odontológica e Preventiva aos Estudantes de Graduação da UFPA em Atenção Socioeconômica Oferece serviço de assistência à saúde bucal aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, como cuidados de urgência e emergência e várias especialidades. Funciona à Rua Augusto Corre, nº 1, Guamá – Campus Universitário “José da Silveira Netto”, Campus Profissional I, Clínicas da Faculdade de Odontologia, em horários a serem agendados pelo Setor de Assistência Social. (Para ter acesso a este projeto o estudante deve solicitar autorização junto a DAIE).

Clínica de Psicologia Presta serviços voltados à prevenção, manutenção e recuperação da saúde psicológica Comunidade universitária, crianças, adolescentes e adultos da comunidade em geral, com uma demanda de atendimento psicológico, preferencialmente aquela de menor poder aquisitivo. A Clínica funciona à Rua Augusto Corrêa nº 1, Guamá – Campus Universitário “José da Silveira Netto”, Campus Básico, no prédio da Clínica de Psicologia (IFCH), em frente ao Ginásio de Esporte.

Ações voltadas para prevenção de câncer em estudantes universitárias – Desenvolve ações voltadas para a comunidade estudantil da UFPA, visando à prevenção de doenças infecciosas e do câncer de colo do útero, de mama e do aparelho respiratório.  Atende em laboratórios específicos à Rua Augusto Corrêa nº 1, Guamá – Campus Universitário “José da Silveira Netto”, Campus Básico, Prédio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Serviço de Assistência Psicossocial aos Discentes (SAPS) – Oferece ações de atendimento médico, psicológico, social/familiar e pedagógico aos discentes da UFPA e membros da 1º graus de sua família que lhe estejam causando adoecimento emocional. Localiza-se à R. Generalíssimo Deodoro, nº 01, Umarizal, no Instituto de Ciência da Saúde (ICS) da UFPA.