Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROAIS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DAIE Políticas de Assistência

  • Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2012, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2012, 00h00

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão – (DAIE/Proex) foi criada em 2007 com o objetivo de atender os diversos aspectos relativos à política de assistência aos estudantes da Universidade Federal do Pará – UFPA.

A DAIE vem atuando no desenvolvimento de programas que visam garantir a permanência, o bem-estar, a melhoria do desempenho acadêmico e o êxito na conclusão da graduação. Com especial atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aos que ingressaram na Universidade por meio de ação afirmativa.

Neste sentido, estabelece parcerias com outras unidades para disponibilizar serviços que possam intervir em situações que dificultam a concretização do processo de ensino-aprendizagem.

Entre as principais atividades da Diretoria, destacam-se os programas de concessão de bolsas e o apoio a atividades organizadas pelos estudantes.

Pnaes

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão.

Saiba mais

Política de Assistência Estudantil

Consiste em um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes e métodos que orientam as ações da UFPA no provimento de soluções às necessidades do estudante em situação de vulnerabilidade. Materializando-se em um amplo programa de apoio focado na melhoria do desempenho acadêmico, atuante em várias frentes e desenvolvendo-se de modo intersetorial.

Fonaprace

Criado em outubro de 1987, congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil.

Tem por objetivos:

1- Formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional;

2- Assessorar permanentemente a Andifes;

3- Participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém;

4- Promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados;

Site do Fonaprace

registrado em:
Fim do conteúdo da página