A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do Brasil. Porém, no ambiente acadêmico, poucos estudantes ouvintes conhecem ou se interessam pelo aprendizado de Libras. Arlete Gonçalves, doutora em Educação e especialista em...
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do Brasil. Porém, no ambiente acadêmico, poucos estudantes ouvintes conhecem ou se interessam pelo aprendizado de Libras. Arlete Gonçalves, doutora em Educação e especialista em Tradução e Interpretação de Libras, pesquisadora em Educação de Surdos no Ensino Superior e coordenadora de Acessibilidade (CoAcess/SAEST) da Universidade Federal do Pará (UFPA), explica a importância do aprendizado da língua no Ensino Superior.
Com o objetivo de construir um espaço de interação e discussão para pesquisadores, formadores, profissionais e estudantes da área de estudo em Língua Brasileira de Sinais, a Universidade Federal do Pará realizou, nos dias 24 e 25 de outubro de 2019, o I Seminário de Pesquisa em Tradução e Interpretação entre Língua de Sinais e Língua Portuguesa (SEPTILSP) e o II Encontro de Tradutores de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (ETILSP).
Em Sessão Solene realizada na segunda-feira, 9 de dezembro de 2019, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, a professora Arlete Marinho, coordenadora de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará, representando o reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu a Medalha de Direitos Humanos Paulo Frota.
A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) publica nesta sexta-feira, 31 julho de 2020, o Edital nº 06/2020/SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo para candidatos (as) aos AUXÍLIOS EMERGENCIAIS DE APOIO À INCLUSÃO DIGITAL.
No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado neste 21 de setembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) orgulha-se em ter em seus cursos de graduação e pós-graduação um número expressivo de alunos e professores com deficiência.
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