Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Proex de Literatura é entregue aos vencedores em noite cultural na UFPA

Prêmio Proex de Literatura é entregue aos vencedores em noite cultural na UFPA

• Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Terça, 09 de Setembro de 2014, 00h00

É difícil dizer em cada rima / O que já foi falado pela vida / Desse homem que desce na subida / E de costas dá passos para cima / Quando tudo está triste logo anima (...)”. Esses são versos da poesia “Índio Retirante”, de Max Reis, professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, um dos premiados pelo II Prêmio Proex/UFPA de Literatura, uma iniciativa da Diretoria de Apoio à Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Dac/Proex).

A cerimônia de entrega do Prêmio ocorreu no hall do Centro de Eventos Benedito Nunes, nesta quinta-feira, 29, durante a primeira Quinta Cultural do ano de 2012 - projeto de incentivo a práticas culturais na Universidade, o qual ocorre sempre na última quinta-feira de cada mês, nos diversos espaços da Cidade Universitária. A programação contou com a apresentação do grupo de chorinho Bem Chorado e com leitura dramatizada dos trabalhos premiados, interpretada pelo ator Mailson Soares.

Ao todo, 60 trabalhos foram selecionados para compor a Antologia de Poesias, Crônicas e Contos, resultado do II Prêmio Proex de Literatura, lançada na ocasião. O livro teve a tiragem de mil exemplares e tem distribuição gratuita. Participantes do evento e os contemplados pelo Prêmio puderam levar o seu para casa no mesmo dia, mas a publicação continuará sendo distribuída durante esta semana, na sede da Dac/Proex, localizada no segundo andar do prédio da Reitoria da UFPA, Campus do Guamá.

Premiados- O Prêmio Proex de Literatura é aberto à comunidade acadêmica e dele participam docentes, discentes e técnico-administrativos. Foram selecionados 20 trabalhos em cada categoria. Os primeiros colocados foram o professor Max Reis, na categoria poesia; o estudante Franciorles Viana, na categoria crônica; e o estudante Wilson Max Teixeira, na categoria conto. O primeiro colocado de cada categoria recebeu edições da Antologia, o troféu Inglês de Souza e a quantia de R$ 1 mil em dinheiro. Os segundo e terceiro colocados em cada categoria receberam medalhas e edições da Antologia.

Para o premiado Max Reis, o Prêmio incentiva a cultura e traduz a UFPA na sua versão extensionista. “Sabemos que a Universidade é formada pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, mas a extensão se destaca neste momento, pois esta Antologia leva para a sociedade parte da produção acadêmica, e a Universidade é a pura extensão da sociedade”, afirmou. O estudante de Letras Franciosles Viana, do Campus de Castanhal, revelou que a sua crônica premiada foi resultado de um trabalho acadêmico. “O Prêmio nos permite trazer para a prática o que, em sala de aula, trabalhamos teoricamente”, destacou.

Próximo Edital - O edital da terceira edição do Prêmio já foi anunciado para o dia 12 de abril. “O Prêmio serve para estimular a arte literária dentro da Academia e serve de vitrine para mostrar a produção literária acadêmica, neste início de terceiro milênio, para a comunidade externa”, disse o diretor de Apoio à Cultura da UFPA, professor Leonardo Coelho de Souza.

De 2010 para 2011, o número de inscritos subiu de 164 para 210, e a expectativa é crescer ainda mais. “Esperamos consolidar o Prêmio e fazer com que toda a universidade participe e se sinta dona dele, pois ele permite que a Universidade tenha a experiência de se exprimir para o mundo”, complementou o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur Neves.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes