Página inicial > Últimas Notícias > Lançado o Edital da XVII Jornada de Extensão

Lançado o Edital da XVII Jornada de Extensão

• Publicado: Quinta, 28 de Agosto de 2014, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 28 de Agosto de 2014, 00h00

Está lançado o Edital da XVII Jornada de Extensão , promovida pela Pró-Reitoria de Extensão-PROEX da UFPA . Com o tema “Direitos humanos e Tecnologia” a jornada ocorre no período de 25 a 27 de novembro e as inscrições para apresentações de trabalhos e de projetos iniciam no dia 28 de agosto e vão até 18 de setembro.

O tema Direitos humanos e Tecnologia, tem norteado as ações de ensino, pesquisa e extensão na universidade. Neste sentido a jornada irá se valer dos avanços da tecnologia para promover uma maior interação e facilitar o cotidiano da população, garantindo o acesso aos direitos básicos do cidadão. Isso fica claro nas diversas propostas de atividades da programação. Mas a Jornada de Extensão da UFPA traz novidades na sua XVII edição.

Dentre as principais atividades da Jornada o professor Mauro José Guerreiro Veloso, da diretoria de Programas e Projetos da PROEX, ressalta aqueles que possuem a inclusão social como eixo principal. “Nós teremos um curso de padaria, por exemplo. A ideia é justamente especializar a mão de obra do entorno da universidade. Outro curso interessante e que também estamos querendo fazer na jornada é o de caixa de supermercado. O objetivo desses cursos é aumentar a expectativa de emprego das pessoas, e consequentemente a renda delas”.

Esse é o primeiro ano que a Jornada irá ter programação nos interiores do estado. Em Abaetetuba, por exemplo, vai acontecer a oficina de utilização do programa Excel. A oficina será ministrada para os professores do nível médio da rede pública, que aprenderão a usar o programa no auxílio do ensino da matemática. Já se pensa em expandi-la para outros municípios paraenses, após a Jornada. Para o professor Mauro “trabalhando com os professores nós podemos atingir um publico maior, porque eles funcionam como multiplicadores”. Além de Abaetetuba, haverá ações da jornada ainda em Breves, com atendimentos médico, Castanhal, onde será feiro um trabalho com comunidades quilombolas e Bragança, com minicursos de piscicultura e reutilização dos resíduos do peixe.

Os serviços de atendimento médico ainda estarão presentes nesta edição, com algumas melhorias, como a utilização de equipamentos para consultas oftalmológicas no feira do Ver-o-Peso. “Nesse casso do atendimento oftalmológico, nós queremos fazer, se preciso for, o imediato encaminhamento para a cirurgia no caso de diagnóstico de catarata”, conta Mauro.

Para o professor Mauro o que muda esse ano “é a contribuição da Universidade para a geração do emprego e renda em algumas localidades.”

As inscrições na XVII Jornada de Extensão da Universitária serão gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site SISAE. Quem desejar se inscrever poderá participar com apresentação de trabalhos, como ouvinte ou como voluntário.

XVII Jornada de Extensão da Universitária

Período do Evento: 25 a 27 de novembro

Período de inscrição: de 28 de agosto a 18 de setembro

Para mais informações, acesse o Edital.

As inscrições serão realizadas pelo SISAE

Contato: (91) 3201 - 7262

Texto: Bruno Rocha – Assessoria de Imprensa da Proex