Página inicial > Últimas Notícias > Programa da Faculdade de Ciências Econômicas realiza curso de extensão universitária

• Publicado: Segunda, 25 de Agosto de 2014, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 25 de Agosto de 2014, 00h00

Analisar a política neodesenvolvimentista e interpretar a gestão territorial na Amazônia, a partir de demandas, desafios e perspectivas apontadas pela sociedade local, são os objetivos do IV Curso de Extensão Universitária, que irá ocorrer nos dias 25 e 26 de agosto e 1º, 8 e 9 de setembro, das 14 às 18h, no Campus Belém da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é realizado pelo Programa “Assessoria técnica para elaboração e gestão de projetos sociais voltados para o mercado institucional de alimentos do território da cidadania do Baixo Tocantins e da região do Salgado”, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA.

"A importância do curso é contribuir para a formação de uma reflexão crítica sobre os rumos das políticas públicas na Amazônia, além de problematizar o sentido de novas instituições para o desenvolvimento, com ênfase na abordagem territorial, e de ativar a construção de processos participativos e democráticos na gestão pública", afirma o coordenador do Programa Mercado Institucional de Alimentos, professor Armando Souza.

Temas e programação – “Desenvolvimento Territorial Rural e Sociedade no Brasil: o contexto da formação socioespacial das ‘Amazônias’ Brasileira” e “Estado, Políticas e Desenvolvimento na Amazônia: o desafio de novas instituições para o desenvolvimento” são os temas que compõem o conteúdo programático do curso. Dessa forma, durante os cinco dias de evento, estarão em debate assuntos como a agricultura e a sociedade no Brasil, bem como as políticas públicas e o desenvolvimento na Amazônia. Confira aqui a programação completa.

Quem participa – O IV Curso de Extensão Universitária é voltado para representantes do movimento social do campo, organizações não governamentais, gestores públicos, acadêmicos, educadores, profissionais das diversas áreas do conhecimento e demais interessados na temática abordada. Os participantes irão receber certificado com carga horária de 20h de atividade complementar. As inscrições são feitas via e-mail, pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mercado Institucional de Alimentos – Desde 2013, o programa vem realizando seminários, oficinas, cursos de extensão, entre outras ações, nos mais diversos municípios paraenses. O objetivo é promover assessoria técnica para o fortalecimento do mercado institucional de alimentos, por meio da ampliação da participação dos empreendimentos da agricultura familiar e empreendimentos econômicos solidários (EES).

Entre suas metas, estão promover o aprimoramento da gestão de políticas públicas municipais de segurança alimentar e nutricional, além de articular ações de extensão universitária em prol do desenvolvimento territorial.

Serviço
IV Curso de Extensão Universitária - “Desenvolvimento, dinâmica do trabalho e gestão territorial da Amazônia”
Data: dias 25 e 26 de agosto e 1º, 8 e 9 de setembro de 2014
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, 2º andar do Prédio Administrativo do ICSA – Setor Profissional do Campus Belém