Página inicial > Últimas Notícias > Proex lança Auxílio financeiro para estudantes estrangeiros

Proex lança Auxílio financeiro para estudantes estrangeiros

• Publicado: Quarta, 16 de Julho de 2014, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 16 de Julho de 2014, 00h00

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Auxílio Estudante Estrangeiro. A iniciativa da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) irá disponibilizar recurso financeiro aos alunos estrangeiros regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Lançado por meio de uma Instrução Normativa a ação de assistência estudantil da UFPA espelha-se no Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – PROMISAES, que busca consolidar a política de intercâmbio e integração entre Brasil e outros países em desenvolvimento, especialmente de países africanos.

O valor do auxílio tem como base vigente pelo Programa Permanência (R$ 350,00 para a modalidade Permanência e R$ 400,00 para a modalidade Moradia), e serão concedidas por 12 meses, a partir do período que o estudante for habilitado no projeto. Esse recurso tem como objetivo subsidiar necessidades básicas com alimentação, transporte, material didático e moradia. É importante destacar que não será permitido o acúmulo com outros auxílios ou de atividade remunerada, mesmo para fins curriculares, com exceção do Auxílio Moradia.

O pedido do discente interessado na concessão do auxílio deverá ser feita por meio de processo administrativo, com entrada obrigatória no Protocolo da Reitoria, no período de 20 a 30 de cada mês. No processo deverão constar: carta do interessado justificando a solicitação, comprovante de matrícula, histórico escolar, cópia do passaporte entre outros documentos. A previsão de resultado é de que seja divulgado até o dia 10 do mês seguinte à solicitação. Veja a lista completa dos documentos exigidos na Instrução Normativa.

Além da condição socioeconômica, outros critérios de seleção serão levados em conta:  índice de desenvolvimento humano do país de origem do estudante e se sua situação de visto no Brasil está regularizada junto às autoridades competentes.

No sentido de manter a continuidade do pagamento dos estudantes estrangeiros que estão recendo o auxílio em caráter emergencial, esses discentes, excepcionalmente,  deverão protocolar os seus pedidos  até dia 08 agosto de 2014, caso contrário só receberão o pagamento do auxílio no final do mês de setembro.

Auxílio Estudante Estrangeiro

Período de inscrição: entre os dias 20 e 30 de cada mês

Para mais informações, acesse a Instrução Normativa

As solicitações devem ser protocoladas no Protocolo Geral da UFPA (Reitoria)