Página inicial > Últimas Notícias > Extensionistas do Programa Coroatá relatam suas experiências em Blog

Extensionistas do Programa Coroatá relatam suas experiências em Blog

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2013, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2013, 00h00

Os blogs e a extensão universitária têm muito em comum. Ambos têm como objetivo a troca de experiências e saberes, promovendo a interação, a cooperação e o diálogo. Portanto, foi a partir destas semelhanças que a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA criou, em novembro de 2011, o blog "Extensionistas na Estrada" para registrar as impressões dos acadêmicos que realizaram extensão universitária durante a viagem para o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária ocorrido em Porto Alegre.
A ideia era ter um espaço democrático em que todos pudessem compartilhar a experiência única que só quem faz extensão universitária conhece. Um dos objetivos era socializar as impressões e estimular reflexões pessoais, como os antigos diários de viagem. O blog é democrático e qualquer extensionista pode participar, sendo ele professor, aluno ou técnico da universidade. “Cada viagem ou extensão tem um significado para quem passa por essa experiência, por isso ele não tem um caráter institucional, qualquer um pode postar desde que tenha caráter de crônica e seja de total responsabilidade daquele que assina o texto”, explica o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur de Freitas Neves, idealizador da iniciativa e blogueiro do Forproex Norte.
Quem assina os posts do Programa Coroatá é a estudante de Ciências Sociais com ênfase em Ciencia Política, Elis Tarcila, que se apropriou desta ferramenta social para produzir conhecimento. “A experiência de escrever sobre o projeto no blog, que não segue regras, é uma oportunidade de produzir ciência de um modo menos burocrático, deixando à tona impressões menos institucionalizadas e mais humanas e políticas, uma nova modalidade que estamos legitimando por meio das práticas-vivências aliadas ao embasamento teórico”, explica a bolsista.
Além destes dois espaços para relatos de experiências, a Pró-Reitoria de Extensão, por meio da  Diretoria de Programas e Projetos, tem o edital da Revista Universo& Extensão, que divulga a produção acadêmico-científica na área de extensão, sendo permitida a submissão de artigos, relatos de experiência de extensão, documentos históricos e resenhas; com lançamento previsto para o mês de novembro.
Forproex Norte - o blog tem caráter institucional, é elaborado de forma colaborativa e pró-reitores de Extensão das Universidades da Região Norte colaboram. “Este blog serve também para formar uma rede de difusão solidária que pretende contribuir, de forma partilhada, com as intervenções da extensão. Sua finalidade, também, é ser um registro dos testemunhos dessas ações na Amazônia”, explica.
Para publicar no Blog Extensionistas na Estrada basta enviar o material para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serviço:
>> Visite as páginas: