Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Extensão Coroatá apoia Campanha do Carimbó

Programa de Extensão Coroatá apoia Campanha do Carimbó

• Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2013, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2013, 00h00

Arte Roda CarimbóA Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e o Programa de Extensão Coroatá UFPA convidam para uma Roda de Carimbó, à beira do Rio Guamá, na Capela Universitária, nesta sexta-feira, 18, às 17h. O evento vai celebrar a parceria entre o Movimento Carimbozeiro e a Universidade na realização do Ciclo de Formação de Agentes Culturais do Carimbó, uma iniciativa que visa promover oficinas para lideranças e protagonistas dos grupos e comunidades de Carimbó da região do Nordeste Paraense.

A ação Coroatá-Carimbó é resultado da aliança firmada entre o Programa Coroatá - realizado pela UFPA através da Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto de Ciências da Arte - e os mestres e ativistas da Campanha do Carimbó. O objetivo é fomentar o fortalecimento da autonomia e protagonismo das comunidades e grupos carimbozeiras em relação à gestão e planejamento de seus projetos e ações.

As oficinas acontecerão em comunidades do interior, como Santarém Novo, Marapanim e Vila de Fortalezinha em Maracanã no período de outubro a dezembro de 2013. Entre os temas a serem trabalhados nas oficinas estão: Planejamento Comunitário, Elaboração de Projetos Culturais, Turismo Cultural de Base Comunitária e Conhecimentos Tradicionais e Direito Autoral.

Dentro do cronograma de ações, algumas oficinas ocorrerão dentro da programação de eventos das comunidades, como os festivais Zimbarimbó em Marapanim (5, 6 e 7/dezembro) e o Fest Rimbó em Santarém Novo (13, 14, 15/dezembro).

A Roda de Carimbó do Coroatá-Carimbó de lançamento da iniciativa terá a participação de mestres carimbozeiros de várias localidades, como Belém, do distrito de Icoaraci e bairro da Pedreira, Ananindeua, Marapanim, Santarém Novo, entre outras.

Saiba mais sobre a campanha em: http://campanhacarimbo.blogspot.com.br/

Conheça o Programa COROATÁ de Formação para Empreendimentos Culturais: http://inculturapa.wix.com/coroata

Serviço:
Roda de Carimbó COROATÁ-CARIMBÓ
Sexta (18/10/2013) - 17h
Capela Universitária da UFPA - Campus Universitário do Guamá/Belém
Contatos:
(91) 9982-8765 - Luciane Bessa (Coroatá/UFPA)
(91) 8722-9502 - Isaac Loureiro (Campanha do Carimbó)

Texto: Lorena Claudino - Assessoria de Comunicação do Projeto Coroatá