Página inicial > Últimas Notícias > ONG que incentiva a leitura ganha Projeto Cine Guamá

ONG que incentiva a leitura ganha Projeto Cine Guamá

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2013, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2013, 00h00

O Projeto Quinta Cultural - Cine Guamá, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará e o Ministério da Cultura, agora, passa a ter como sede o Espaço Cultural Nossa Biblioteca, uma Organização Não Governamental localizada no bairro Guamá, em Belém. Como forma de potencializar o trabalho realizado por eles para a comunidade, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA decidiu realizar, dentro da programação da Quinta Cultural, deste mês de setembro, a entrega oficial dos equipamentos do Cine Guamá ao Espaço Cultural. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 26, na Praça Benedito Monteiro, no bairro Guamá, e encerrou com um show do músico e compositor Salvador Dias.

Equipamentos doados – No evento, o espaço Nossa Biblioteca recebeu livros, doados pelo professor Nicolau Rickman, pertencente ao quadro docente do Núcleo Pedagógico Integrado (NPI); equipamentos técnicos do Cine Guamá e filmes, como forma de dar andamento à ideia do projeto de promover conhecimento por meio da arte do cinema.

O Cine Guamá surgiu da necessidade de uma articulação apoiada pela Universidade para a formação e interação de um público leitor, crítico e participativo. De acordo com o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur, a doação para o Nossa Biblioteca ocorreu em razão de uma colaboração com a UFPA, a qual existe desde 2009.

Ainda segundo ele, o Cine Guamá, ao ser criado em 2010, já surgiu com a ideia de que, após dois anos de funcionamento, o material utilizado nas sessões seria repassado para uma associação parceira desse projeto. “De lá pra cá, nós temos estreitado os laços com o Nossa Biblioteca, na expectativa de fazer chegar a esse lugar as tecnologias desenvolvidas pela Universidade”, explica o professor Fernando Arthur.

Cine Guamá – O Projeto Quinta Cultural - Cine Guamá foi criado com o objetivo de unir a cultura dos estudantes da Universidade com a cultura característica do bairro Guamá, integrando os dois públicos. Além de atender, especialmente, aos moradores do bairro e à comunidade da UFPA, o Cine Guamá visa fomentar integração da Universidade com os movimentos sociais, que atuam no local. Para isso, o projeto realiza sessões gratuitas semanais, cinedebates e diversas atividades de formação em cinema, como oficinas e seminários.

Espaço Nossa Biblioteca – O Espaço Cultural Nossa Biblioteca, há 23 anos, presta diversos serviços para a comunidade guamaense, enriquecendo-os, por meio de trabalhos voluntários, de conhecimento, arte e lazer. Segundo um dos coordenadores do Espaço, Raimundo José Rodrigues de Oliveira, o centro busca sempre firmar parceria com instituições. Foi a partir disso que surgiu esse vínculo com a UFPA. “Nós acreditamos que o Cine Guamá vai ser uma porta para incentivar a comunidade a entrar no mundo da leitura. E, ainda, queremos convidar a UFPA para abrir novos projetos, principalmente para os pais das crianças que frequentam o espaço”, afirma Raimundo José.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira