Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Professor Camillo Vianna – UFPA: Uma Cidade Sustentável

Prêmio Professor Camillo Vianna – UFPA: Uma Cidade Sustentável

• Publicado: Sábado, 15 de Setembro de 2012, 00h00
  • Última atualização em Sábado, 15 de Setembro de 2012, 00h00

Está disponível o edital do Prêmio Professor Camillo Vianna – UFPA: Uma Cidade Sustentável

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal do Pará (UFPA), tornaram público o edital do “Prêmio Professor Camillo Vianna – UFPA: Uma Cidade Sustentável”, edição 2012. O concurso visa estimular a comunidade acadêmica a pensar em boas práticas na área da sustentabilidade ambiental, premiando as melhores idéias. O edital pode ser acessado aqui.

Segundo o professor Erick Pedreira, Pró-Reitor de Planejamento, o prêmio busca não só homenagear o professor Camillo Vianna, que tem uma grande história de luta em defesa da Amazônia, mas também incentivar a comunidade acadêmica, que irá, por sua vez, ajudar a transformar a UFPA em uma Cidade Sustentável.

“A UFPA comprometida com sua missão: ‘Produzir, socializar e transformar conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável’, e após recente adesão ao Programa Cidade Sustentável, decidiu iniciar um trabalho em sua própria casa ao criar esse Edital, visando premiar projetos que possam contribuir para tornar a UFPA uma cidade sustentável, estabelecer estratégias que apontem para uma prática de manutenção de um meio ambiente saudável e ecologicamente equilibrado na Instituição.”, conta o professor Erick.

Propostas – As propostas devem ser voltadas para temas que transformem a UFPA em uma Cidade Sustentável, em consonância com Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P e que .propicie o estabelecimento de novas práticas cotidianas. Devem abordar temas relacionados a sustentabilidade ambiental, como, por exemplo, tratar do modelo de gestão de resíduos dos campi, manejo adequado de resíduos, intensificação e estímulo a prática da coleta seletiva de lixo; o uso racional de papel, água, energia; a substituição de copos descartáveis ou produtos poluentes de uso contínuo; o uso de transportes alternativos e redução de consumo de combustível; aproveitamento de sobras de lanchonetes e restaurantes; a relação da UFPA e o entorno, considerando aspectos socioeconômicos e ambientais; entre outros.

Inscrições – Docentes, discentes e servidores técnicos administrativos podem participar do concurso “Prêmio Professor Camillo Vianna – UFPA: Uma Cidade Sustentável”. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição (http://www.formfacil.com/camiloviana/fichadeinscricao) e enviá-la para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 30 de outubro.

A Análise dos trabalhos será feita no período de 09 de novembro a 30 de novembro, por uma Comissão de Avaliação, que escolherá, dentre os trabalhos apresentados, os 20 melhores e mais aplicáveis a realidade da UFPA. A divulgação dos resultados será feita no dia 06 de dezembro. Os participantes que não forem selecionados terão a oportunidade de entrar com recurso, até o dia 12 de dezembro. Após isso, será divulgado, no dia 17 de dezembro, o resultado final. Os classificados serão premiados, no dia 22 de dezembro, com Certificados e Participação em uma publicação eletrônica com ISSN.

Acesse aqui o edital.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA