Página inicial > Últimas Notícias > Semana do Calouro começa nesta segunda-feira

Semana do Calouro começa nesta segunda-feira

• Publicado: Segunda, 24 de Fevereiro de 2014, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 24 de Fevereiro de 2014, 00h00

Receber e orientar os calouros são os objetivos centrais da Semana do Calouro, que será realizada a partir desta segunda-feira, 24, e segue até terça-feira, 25. Em 2014, o evento tem como tema Direitos Humanos e Tecnologia. A realização é das  Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará. Para participar, basta que o calouro apresente no ato de credenciamento na programação, o comprovante de habilitação ao vínculo institucional.

A novidade da Semana do Calouro 2014 é que as palestras serão concentradas no segundo dia, enquanto o primeiro dia será dedicado às boas-vindas, premiações e programação cultural. As Faculdades continuam a recepção dos calouros com programações independentes, algumas já confirmaram as datas das orientações acadêmicas. Confira aqui a programação das faculdades.

Programação - De acordo com Rita Veras, da Coordenadoria de Programação da Proeg, “optamos por colocar o ciclo de palestras somente no segundo dia, com informações acadêmicas mais detalhadas, porque sabemos que, no primeiro dia, o calouro está mais empolgado com as apresentações, premiações e shows e, por isso, pode não estar tão atento às palestras mais sérias.”

No primeiro dia, a programação ocorrerá no Ginásio de Esportes da UFPA, iniciando com o credenciamento, às 16h. O reitor da Universidade, Carlos Maneschy, e os pró-reitores darão as boas- vindas aos calouros e falarão sobre o tema do evento às 16h30. Logo em seguida, às 17h30, será feita a premiação dos 10 primeiros colocados no vestibular, como é tradição na Universidade. O dia mais festivo vai se encerrar com a programação cultural, que começa às 18h15.

Cultura – No dia 24, a Diretoria de Apoio Cultural da Proex organizou um show de Música Popular Brasileira com um trio de músicos da Escola de Música da UFPA (Emufpa), que tocará percussão, clarinete e violão. Em seguida, acontecerá um segundo show com ritmos regionais variados, com a banda Fruta Quente.

Ainda no dia 24, os calouros receberão um kit com o regulamento da graduação, manual do estagiário, folheto sobre o Projeto Newton (voltado para o ensino da disciplina de Calculo dentro da Universidade), orientações acadêmicas em geral.

Palestras - O Centro de Eventos Benedito Nunes será o local do ciclo de palestras que completam a programação da Semana do Calouro 2014,  no dia 25. Os temas das palestras apresentam a diversidade necessária para que os calouros compreendam as possibilidades que a Universidade oferece.

No dia 25, às 8h30, a Proex irá apresentar a palestra “Políticas de Assistência Estudantil”; às 9h, os programas de Iniciação Científica, Jovens Talentos e Ciência sem Fronteiras serão os temas abordados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); às 9h30, a palestra da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) será sobre oportunidades de intercâmbio na UFPA e, às 10h, a Biblioteca Central da UFPA orientará quanto ao uso do Portal da Biblioteca.

"A Semana do Calouro é um rito de passagem da vida do estudante, quando é apresentada a ele uma nova etapa. E, para a Universidade, a chegada do estudante também representa um ritual, em que a comunidade universitária incorpora aqueles que vão dar continuidade a sua condição fim", afirma o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur Neves, destacando a importância do evento.

Trote Solidário - Durante os dias de realização da Semana do Calouro, também ocorreão as entregas de doação do Trote Solidário, no qual os calouros são convidados a doar papéis, que serão direcionados para reciclagem, e livros de diversos gêneros, que formarão um acervo dividido entre bibliotecas comunitárias. O Trote Solidário também está se tornando uma tradição na Universidade, que, segundo o pró-reitor Fernando Arthur, "reforça o compromisso entre a Universidade e a sociedade, e é neste sentido, com o apoio dos calouros, que vamos atuar nas perspectivas da formação de leitores e da responsabilidade ecológica com o papel."

Semana do Calouro UFPA 2014
• Dia 24 de fevereiro, no Ginásio de Esportes da UFPA:
16h: Credenciamento.
16h30: Boas-vindas - Reitor e pró-reitores.
17h30: Premiação para os 10 primeiros colocados no Vestibular.
18h: Agradecimentos
18h30: Programação Cultural (Trio MBP e Banda Fruta Quente).
• Dia 25 de fevereiro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, Ciclo de Palestras:
8h30: Política de Assistência Estudantil – Proex.
9h: Programas de Iniciação Científica, Jovens Talentos e Ciência sem Fronteiras – Propesp.
9h30: Oportunidades de Intercâmbio na UFPA – Prointer.
10h: Orientações sobre o portal da Biblioteca – Biblioteca Central.

Texto: Rayra Janau – Assessoria de Comunicação da UFPA.