Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para bolsas gratuitas em Inglês, Francês e Espanhol do Projeto Pró-Línguas 2024

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), está com as inscrições abertas, no período de 04 a 15 de janeiro de de 2024, para solicitação de bolsas do projeto PROLÍNGUAS, com acesso gratuito a cursos de Inglês, Francês Espanhol nos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.  Acesse EDITAL Nº 01/2024/SAEST/UFPA.

O projeto PROLÍNGUAS é uma parceria entre a SAEST/UFPA e a Faculdade de Letras de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM), por meio do Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. O PROLÍNGUAS possibilita ao/a discente de graduação em vulnerabilidade a formação em Inglês, Francês e Espanhol para o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em línguas estrangeiras modernas.

Quem participa - Somente podem solicitar bolsas no projeto Pró-Línguas estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará DEFERIDO (A) no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST). É necessário estar regularmente matriculado/a e frequente no período letivo vigente, em curso de graduação presencial e ter obtido o Coeficiente de Rendimento por Período Letivo (CRPL) de, no mínimo, 5,0 (regular) no último período letivo cursado. Também precisa estar até 05 (cinco) períodos letivos da conclusão do curso para se inscrever na modalidade do Curso Regular Básico para aqueles que não ingressarem pelo teste de nivelamento;

Das modalidades - As bolsas para Inglês, Espanhol e Francês estão sendo ofertadas nas opções presenciais e on-line, tanto para renovação, quanto para novos alunos (as). Para este processo seletivo estão sendo ofertadas 300 (trezentas) vagas (entre novos e renovação), divididas em 04 (quatro) modalidades: Curso presencial de Inglês (90 vagas), Francês (15 vagas) e Espanhol (15 vagas). Curso on-line somente para Inglês (150 vagas). Curso instrumental on-line somente para Inglês (15 vagas), com duração de 01 (um) semestre e Curso presencial de conversação somente para Inglês (15 vagas).

Nivelamento - Discentes que desejarem solicitar bolsa do Pró-Línguas/2024 a partir do 2º (segundo) até o 5º (quinto) nível, para os cursos regulares de inglês, francês e espanhol, somente poderão mediante a aprovação no teste de nivelamento realizado pelo CLLE, cujo período de inscrição é de 08/01/2024 até o dia 10/01/2024, na secretaria do CLLE (altos do ILC). Acesse aqui mais informações.

Inscrição -  Estudantes interessados(as) devem acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil - SIGAEST e realizar a sua inscrição no período de 04 a 15 de janeiro de 2024. No ato da inscrição, o (a) candidato (a) deve escolher a modalidade de curso pretendida e entrar na sua conta do SIGAEST, com CPF e senha. Após, clicar no botão “Inscrições abertas” e em seguida, na aba PROLÍNGUAS 2024. Clicar em “Iniciar inscrição” e aceitar o Termo De Declaração De Concordância e Veracidade e escolher o  idioma pretendido.

Apoio Financeiro - Estudantes aprovados (as) para as vagas receberão um auxílio financeiro para aquisição do material didático no valor de até R$ 200,00 (duzentos reais), com a condição indispensável de realizar a prestação de contas junto à SAEST/UFPA.

Não podem participar do Pró-Línguas 2024 estudantes com pendências de prestação de contas no Kit Acadêmico, Auxílio Moradia (todas as modalidades), Primeira Infância, Pro-Línguas, Kit PcD, AVA (Auxílio Viagem Acadêmica) ou a SCDP/UFPA (diárias e passagens); VII. Ser proveniente de país de língua portuguesa, no caso de candidato/a discente estrangeiro/a.

Serviço:

Inscrição: PROLÍNGUAS 2024

Período: 04 a 15 de julho de 2024.

Plataforma:sigaest.ufpa.br

• Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2024, 11h53