Página inicial > Últimas Notícias > Saest/UFPA cria cadastro de discentes com Altas Habilidades/Superdotação

Saest/UFPA cria cadastro de discentes com Altas Habilidades/Superdotação

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA), torna pública a Instrução Normativa Nº 03/SAEST/UFPA, a qual estabelece critérios para cadastro e concessão de serviços e Apoio Especializado e Individual aos (às) discentes com Altas Habilidades/Superdotação matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Pará. O período de inscrição é de fluxo contínuo, ou seja, pode ser solicitado durante todo o ano letivo, conforme previsto na Instrução Normativa.

O Programa de Apoio Especializado e Individual – PAI constitui-se em um cadastro que permite acompanhar, avaliar, assessorar e monitorar o público alvo da educação especial (estudantes com deficiência ou com Altas Habilidades/Superdotação), por meio de um conjunto de ações técnicas e especializadas, de forma sistemática e permanente, para fins de eliminação de barreiras na vida acadêmica e garantia de inclusão, acessibilidade e permanência na UFPA.

Quem participa do Programa PAI - Podem solicitar os serviços discentes com deficiência cursando, prioritariamente, a primeira graduação ou matriculado na pós-graduação da UFPA, que seja reconhecido como Pessoa com Deficiência (PcD), em casos de entrada por meio do Sistema de Cotas ou Vaga Adicional PcD, como Pessoa com Deficiência (PcD) na UFPA, em casos de discentes que não ingressaram por meio do Sistema de Cotas ou Vaga Adicional PcD e a Saest inclui, pela primeira vez, o cadastro de acompanhamento do público Altas Habilidades/Superdotação.

Para participar, em caso de discentes reconhecidos (as) por outras instituições (NAAHS ou outros) como Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação, é necessário inserir os seguintes documentos, no Menu “DOCUMENTOS” no Sistema SIGAEST: avaliações neuropsicológicas, avaliações psicológicas e relatórios descritivos pedagógicos e psicopedagógicos relatando o processo de desenvolvimento e desempenho acadêmico do discente que comprovem essa condição.

Em caso de discentes autodeclarados (as) como pessoas com Altas habilidades/Superdotação, sem comprovação dessa condição, deverão apresentar no ato da inscrição no Programa PAI, em “DOCUMENTOS”, no SIGAEST, os seguinte documentos: avaliações neuropsicológicas, avaliações psicológicas e certificação de Premiações nacionais (ex.: OBMEP, OBP, Astronomia, Ciências e outros).

Como se inscrever - Para se inscrever no Programa Pai o discente com Altas Habilidades/Superdotação deve: enviar requerimento de solicitação (modelo do requerimento Nº 02) de participação no Programa PAI com as devidas justificativas para o e-mail: saest-coacess@ufpa.br, entrar no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST), selecionar Programa “PAI Altas Habilidades/Superdotaçao” e preencher o questionário pedagógico. Após a conclusão da inscrição, não será permitido quaisquer alterações no questionário.

Caso seja deferido(a), o(a) discente deve aguardar a convocação via e-mail, enviado pelo SIGAEST, para realização da entrevista em data e local a serem definidos pela Coordenadoria de Acessibilidade.Obs: É obrigatório o(a) discente anexar no SIGAEST os documentos conforme o indicado no Capítulo X da instrução normativa para ser assistido como pessoa com Altas Habilidades/Superdotação pela SAEST.

Acesse Instrução Normativa

Serviço:

Solicitação de cadastro de discentes com Altas Habilidades/Superdotação

Inscrição: durante o ano letivo

Informações:

E-mail: saest-coacess@ufpa.br

Fone: 3201-7673

Link do app da Coacess: https://app.vc/coacess_ufpa

• Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 03h01
  • Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2023, 03h01