Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFPA publica edital Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva para a inclusão digital
Início do conteúdo da página

UFPA publica edital Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva para a inclusão digital

  • Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 20h58
  • Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 21h03

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), publicou Edital 07/2020/SAEST/UFPA para a concessão do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva destinado, exclusivamente, para estudantes com deficiência que não possuem condições de arcar com custeio parcial ou integral de despesas com aquisição de tecnologia assistiva e de materiais acadêmicos específicos e materiais de instrução.

 

Quem participa- Podem solicitar o Auxílio Kit PcD, estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica (física, intelectual, auditiva, visual e Transtornos do Espectro Autista) da graduação, mestrado, doutorado e da Educação Básica regularmente matriculados. Na educação básica, serão atendidos, apenas, discentes matriculados em séries do ensino médio e fundamental.

 

Auxílio Financeiro- O Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva constitui-se em auxílio financeiro para aquisição de tecnologia assistiva e/ou materiais acadêmicos específicos e/ou de instrução, de uso individual, pago em parcela única, com o limite de até R$ 3.000,00 (três mil reais), considerando a especificidade do material solicitado.

 

Tecnologia Assistiva –  A Tecnologia Assistiva que trata este edital está relacionada, exclusivamente, a produtos, equipamentos, dispositivos de acessibilidade, que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e a participação da pessoa com deficiência, visando a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Considerando a possibilidade de a UFPA ofertar atividades acadêmicas de caráter remoto emergencial, será possível a aquisição de equipamento (notebook, desktop, all-in-one ou tablet) que possibilite o acesso à internet.

 

Lista com materiais de Tecnologia Assistiva- Para inscrever-se no Auxílio Kit PcD e orientar-se sobre quais materiais e tecnologias assistivas poderá solicitar, o candidato, ou o seu responsável, deverá observar o estabelecido na LISTA de sugestões de modalidades de tecnologia assistiva e de materiais. A lista está disponível na página da Coordenadoria de Acessibilidade da SAEST. Acesse AQUI    

Inscrição- O período de inscrição para o Auxílio Kit PcD será de 10 a 26 de agosto de 2020 no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST). 

Como realizar inscrição – Para realizar a inscrição no Auxílio Kit PcD, o estudante, ou o responsável, deverá fazer o cadastro no SIGAEST. Após este procedimento, fazer a opção pelo “ Auxílio Kit PcD” e, posteriormente, realizar o preenchimento do questionário sócio econômico e enviar os documentos solicitados no Artigo 14 do edital.

 

Acesse Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência, n° 13.146/2015 art. 3°, inciso III)

 

Acesse edital AQUI

Acesse edital em leitor de tela para pessoa com deficiência visual AQUI

 

Acesse  SAEST/UFPA

Acesse CoAcess/SAEST/UFPA

 

Serviço: Inscrição para Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva

Período: 10 a 26 de agosto de 2020

Informações:  E-mails:    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

                       WhatsApp: (91) 98333 -2895

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página