Página inicial > Últimas Notícias > Campus de Abaetetuba inicia curso de nivelamento em cálculos básicos para calouros

Os estudantes calouros dos cursos de Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Física do campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará, antes de iniciarem as aulas da graduação terão a oportunidade de preparação em cálculos básicos para que possam ter desempenho satisfatório nas disciplinas que exigem competências em operações matemáticas no decorrer do semestre letivo. As aulas do curso iniciaram nesta segunda-feira, 26 de fevereiro e vão até 09 de marco de 2018.

Parceria- O curso de nivelamento é um projeto resultante de parceria entre o campus de Abaetetuba e a Superintendência de Assistência Estudantil por meio do programa de Apoio Pedagógico (PROAP) da Coordenadoria de Integração Estudantil da SAEST. O objetivo é dar oportunidade para que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam adquirir formação introdutória aos cálculos, permanecer em sala de aula e concluir o curso com qualidade em tempo previsto pelo regimento da graduação.

Abertura- O primeiro dia de curso, os alunos participaram de abertura com a presença do coordenador do PCNA, professor Osvaldo Santos, da assistente social Helen Carvalho e da equipe técnica composta por pedagogas e assistentes sociais da SAEST. Os alunos obtiveram informações sobre o funcionamento e a programação do PCNA e a respeito da Instrução Normativa que rege a participação dos estudantes no projeto de nivelamento. Também foram orientados para a realização do preenchimento das informações no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil. (SIGAEST).

Funcionamento- O Curso funciona com aulas em dois turnos ministradas por monitores da Bolsa de Atividade Acadêmica da SAEST e por alunos voluntários no Laboratório de Matemática (LAMAT) do campus. Os alunos também têm à disposição o instrumento chamado Plantão de Dúvidas, por meio do qual poderão dirimir dúvidas em relação ao conteúdo adquirido em sala de aula.

Oficina Motivacional- Os alunos calouros participaram de uma oficina ministrada pela pedagoga Maria de Jesus Blanco da SAEST. Durante a atividade foram desenvolvidas dinâmicas de integração eproposição de reflexões sobre a realidade e as perspectivas de se cursar uma graduação na Universidade Federal do Pará.

Ao final do primeiro dia de curso, os estudantes participaram de sorteio de kites de material acadêmico. O curso de nivelamento do campus de Abaetetuba vai ser ministrado até nove de março com a realização de atividade recreativa para os alunos no encerramento.

Ana Lúcia Oliveira

Comunicação SAEST/UFPA