Página inicial > Últimas Notícias > Proex e Proeg anunciam parceria para realização de congresso em 2016

Proex e Proeg anunciam parceria para realização de congresso em 2016

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 00h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2016, 00h00

Em sintonia com o princípio da integração entre ensino e extensão, as Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA) unem forças para a realização em conjunto do I Congresso de Ensino e Extensão Universitários no período de 21 a 25 de novembro deste ano de 2016. O tema do congresso será “Ciência, poder e responsabilidade”.

O acúmulo de experiência de 18 anos em realização da Jornada de Extensão e o aumento das demandas de participação de alunos e professores de projetos que envolvam atividades de ensino na Jornada de 2015 foram decisivos para a evolução do formato de jornada para congresso, o qual abarque o conjunto de áreas do conhecimento e de público comuns tanto ao ensino quanto à extensão.

Parceria
- A proposta de congresso foi apresentada à Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Lúcia Harada, que aceitou firmar a parceria justificando que o esforço casado das pró-reitorias potencializa a divulgação da produção acadêmica dos estudantes e professores que participam de projetos de extensão e ensino. Pará o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, a realização do congresso fortalece e amplia as relações da Universidade com a sociedade. “Nossos projetos envolvem produção de conhecimento e serviços que repercutem nas áreas de cultura, saúde, educação, comunicação e muitas outras. Nosso congresso vai mostrar a efervescência do que a UFPA faz em extensão e ensino”, afirma o pró-reitor.

Ampliação - Além da Universidade Federal do Pará, a intenção é envolver outras instituições de ensino, como a Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Universidade da Amazônia (UnAma), a Universidade Federal de Rondônia ( Unir) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para o diretor de projetos da Pró-Reitoria de Extensão, professor Mauro Veloso, o envolvimento de várias unidades de ensino da Região Norte é uma necessidade que revela o volume de produção acadêmica. “Essas experiências não são isoladas, a aproximação com as universidades de nossa região fortalece o ensino e, consequentemente, a extensão.

Grupos de trabalho
 - Várias comissões de trabalho formadas pelos técnicos da Proex e Proeg estão trabalhando em diversas frentes acadêmicas, de cultura e de serviços. A previsão é que em torno de 6.000 pessoas participem do evento. Serão realizadas atividades de comunicação oral e pôsteres para apresentação de trabalhos acadêmicos, além de cursos, palestras e exposições. Na prestação de serviços à comunidade, os estudantes da UFPA darão retorno do que aprenderam à sociedade. A programação cultural está sendo organizada com shows e apresentação de teatro.

Premiação - Durante o congresso, serão premiados os 15 melhores trabalhos apresentados pelos estudantes. Os trabalhos inscritos serão selecionados levando-se em consideração o objetivo das propostas, a execução das ações e o impacto na sociedade.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação Proex

Publicado em: 11.04.2016 18:00