Página inicial > Últimas Notícias > Melhores trabalhos apresentados na 14º Jornada de Extensão são premiados

Melhores trabalhos apresentados na 14º Jornada de Extensão são premiados

• Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2012, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2012, 00h00

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA) fez a entrega do Prêmio Jovem Extensionista 2011 para 15 estudantes e coordenadores de projetos de extensão da UFPA, na tarde de quinta-feira, 26. A cerimônia ocorreu no hall do Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

Os contemplados foram escolhidos entre 251 projetos inscritos na 14º Jornada de Extensão da UFPA, ocorrida ano passado. Deste total, foram selecionados 42 projetos com nota máxima. Uma comissão composta pelo pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Arthur Neves, e diretores da Proex foi responsável por escolherem os 15 trabalhos a serem premiados.

Os vencedores foram agraciados com certificados e seus projetos serão publicados digitalmente em CD, com registro ISSN. O International Standard Serial Number (ISSN) é um código que permite identificar e individualizar um título, independentemente do idioma ou país da publicação.

Estímulo - Para o diretor de Programas e Projetos da Proex, Durbens Nascimento, “isso é um estímulo para que os estudantes se interessem pela extensão. Ano passado foram sete premiados e agora, são 15 vencedores. Não tenho dúvidas de que o  prêmio irá fomentar mais participações dos discentes nas próximas jornadas de extensão”, afirmou Durbens, ressaltando que todos os membros da equipe vencedora serão citados na publicação eletrônica e também receberão seus respectivos certificados.

Estudante do curso de Engenharia da Computação, Adriano Martins, foi um dos premiados da noite.  O autor do projeto “Viva!Universidade (Parte III)”, consiste em levar os conhecimentos sobre eletricidade básica, internet e  princípios de sistemas de automação residencial para alunos de escolas públicas, mas especificamente das Escolas Paes de Carvalho e Magalhães Barata. “É importante este reconhecimento pelo trabalho que a gente desenvolve no curso. Servirá de grande estímulo para continuarmos.”, afirmou o estudante.  O projeto conta com a coordenação do professor Agostinho Castro e a colaboração da professora Adriana Garcez Castro.

O pró-reitor de Extensão Fernando Arthur ressaltou que a valorização da transferência de conhecimento da UFPA para a sociedade foi a principal característica reconhecida pela Proex nos projetos agraciados. “O prêmio é uma iniciativa que a Pró-Reitoria continua a reconhecer como sendo um elemento de atração para discentes e docentes, participantes de projetos de extensão, apresentarem seus trabalhos sobre o que elas acreditam que seja mais significativo a respeito da intervenção, da elaboração, e da transferência de conhecimento da Universidade para a sociedade”, afirmou.

Inovação - O pró-reitor apontou ainda a inovação como um elemento-chave da política de extensão da UFPA. “Isso é uma característica que merece nosssa atenção especial. Nós não estamos mais fazendo uma extensão ultrapassada. Estamos atentos que é necessária a incorporação da inovação na extensão e essas características estão presentes nessa premiação”, ressaltou.

Apresentação musical - O encerramento do evento contou com a apresentação do Grupo de violão Ritmos da Amazônia, sob a direção do professor de Música da UFPA José Maria Bezerra. O grupo que tem em seu currículo os Prêmios Proex de Arte e Cultura da UFPA de 2010 e 2011, apresentou canções autorais de ritmos como lundu, carimbó, mazurca, marambiré, dentre outros, animando o público presente.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes