CoAcess/SAEST disponibiliza guias, cartilhas pedagógicas e tutorias para auxiliar docentes no acolhimento de estudantes com deficiência, altas habilidades e neurodiversos

• Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 03h05
  • Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 09h01
  • Acessos: 8734

A Coordenadoria de Acessibilidade - CoAcess/SAEST disponibiliza produtos educacionais, como Cartilhas e Guias, de orientações pedagógicas para professores, discentes e comunidades em geral. Tem como objetivo diminuir barreiras atitudinais, didático-pedagógicas, informacionais e metodológicas com estudantes com deficiência (visual, auditivo, físico, TEA) e neurodiversas (Transtorno Específico de Aprendizagem, TOD e TDA/H) no Ensino Superior. Os produtos educacionais fazem parte do Programa de acessibilidade da CoAcess/SAEST - PROACESS, por meio do Subprograma "Rede de Saberes" e pelo Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP da SAEST.

As Cartilhas dos volumes de 1 a 5 são direcionadas às orientações aos docentes que possuem estudantes com deficiência no Ensino Superior. A cartilha volume 6 traz orientações aos docentes do ensino superior para o acolhimento de pessoas com Altas habilidades/Superdotação. Para ter acesso às informações básicas sobre como se relacionar com esse público clique em uma das opções a seguir:

VOLUME 1 - DEFICIÊNCIA FÍSICA

VOLUME 2 - DEFICIÊNCIA AUDITIVA

VOLUME 3 - DEFICIÊNCIA VISUAL

VOLUME 4 - TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

VOLUME 5 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

VOLUME 6 - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Os Guias estão organizados em 3 volumes e atendem orientações para trabalhar com os estudantes neurodiversos no Ensino Superior. Clique no Guia desejado e conheça as informações básicas sobre como se relacionar com esse público

VOLUME 1 - TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM

VOLUME 2 TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR - TOD

VOLUME 3 - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDA/H

A CoAcess ainda disponibiliza um Guias e tutoriais de orientações denominado de “COMO DEIXAR EVENTOS ACESSÍVEIS?". O Guia orienta organizadores de eventos sobre as etapas necessárias para deixar o evento acessível, isso inclui o antes, o durante o pós-evento.

Além disso disponibiliza os Tutoriais que orientam como acessar o SIGAA para ter os dados de estudantes com deficiência? e como deixar vídeos e informações acessíveis nas redes sociais?

GUIA: COMO DEIXAR SEU EVENTO ACESSÍVEL?

TUTORIAL: COMO DEIXAR POSTAGENS ACESSÍVEIS PARA REDES SOCIAIS?

TUTORIAL: PASSO A PASSO PARA GERAR RELATÓRIO DE DADOS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO SIGAA - UFPA

Espera-se que as cartilhas, guias e tutoriais possam contribuir com escolhas didático-metodológicas que possam incluir cada vez mais esse público que é diverso, singular, e, ao mesmo tempo plural, nas universidades.