CoAcess/SAEST disponibiliza guias e cartilhas pedagógicas para auxiliar docentes no relacionamento didático com público PcD e neurodiversos

• Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 03h05
  • Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 08h51
  • Acessos: 8145

A Coordenadoria de Acessibilidade - CoAcess/SAEST disponibiliza produtos educacionais, como Cartilhas e Guias, de orientações pedagógicas para professores, discentes e comunidades em geral. Tem como objetivo diminuir barreiras atitudinais, didático-pedagógicas, informacionais e metodológicas com estudantes com deficiência (visual, auditivo, físico, TEA) e neurodiversos (Transtorno Específico de Aprendizagem, TOD e TDA/H) no Ensino Superior. Os produtos educacionais fazem parte do Programa de acessibilidade da CoAcess/SAEST - PROACESS, por meio do Subprograma "Rede de Saberes" e pelo Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP da SAEST.

As Cartilhas dos volumes de 1 a 4 são direcionadas às orientações aos docentes que possuem estudantes com deficiência no Ensino Superior. Para ter  acesso as informações básicas sobre como se relacionar com esse público clique em uma das opções a seguir:

VOLUME 1 - DEFICIÊNCIA FÍSICA

VOLUME 2 - DEFICIÊNCIA AUDITIVA

VOLUME 3 - DEFICIÊNCIA VISUAL

VOLUME 4 - TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

VOLUME 5 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

VOLUME 6 - ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Os Guias estão organizados em 3 volumes e atendem orientações para trabalhar com o estudantes neurodiversos no Ensino Superior. Clique no Guia desejado e conhceça as informações básicas sobre como se relacionar com esse público.

VOLUME 1 - TRANSTORNO ESPECÍFICO DA APRENDIZAGEM

VOLUME 2 TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR - TOD

VOLUME 3 - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDA/H

Espera-se que as Cartilhas e Guias possam contribuir com escolhas didático-metodológicas que possam incluir cada vez mais esse público que é diverso, singular, e, ao mesmpo tempo plural, nas universidades.