Página inicial > Últimas Notícias > Psicologia ganha primeiro lugar no Prêmio Jovem Extensionista 2015

Psicologia ganha primeiro lugar no Prêmio Jovem Extensionista 2015

• Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2015, 00h00

O momento mais aguardado pelos estudantes que apresentam trabalhos na 18ª Jornada de Extensão Universitária da Universidade Federal do Pará ocorreu nesta quinta-feira, 12 de novembro 2015, com a entrega do Prêmio Jovem Extensionista. Os finalistas, juntamente com familiares, professores e colegas lotaram o auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, na expectativa do anúncio dos ganhadores.

Foram 15 projetos agraciados nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, cultura e tecnologia, direitos humanos, justiça e comunicação. Todos ganharão certificado e publicação eletrônica e digital com código ISNN de seus respectivos trabalhos.

Premiados - Os três trabalhos mais bem pontuados deste ano foram: em primeiro lugar, “Desenvolvimento habilidades psicossociais na terceira idade: experiência com grupos”, do curso de Psicologia, de autoria da aluna Lia da Silva Azevedo e coautoria com a estudante Izabela Nayara da Silva Lins; em segundo lugar, “Documentários Biográficos da Amazônia”, de autoria da estudante de Comunicação Social Milene Costa de Sousa; e em terceiro, “Acompanhamento da evolução clínica de pacientes com artrite reumatoide, fazendo uso de drogas modificadoras do curso da doença (DMCD), atendidos no ambulatório de Reumatologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará”, de autoria das estudantes Iasmim Maia Soares de Araújo e Ruylson dos Santos Oliveira.

Competição saudável – A estudante Lia da Silva Azevedo, autora do projeto ganhador do primeiro lugar, declarou que teve a preocupação de apresentar bem os resultados do projeto, porque o objetivo é usar os conhecimentos adquiridos na graduação em benefício de uma população que necessita de cuidados, como são os idosos. “O prêmio é uma competição saudável porque nos incentiva ao esforço para dar retorno à sociedade do que aprendemos, e esse é o objetivo da Extensão Universitária”, afirmou a estudante premiada.

Tema para 2016- Durante a premiação, o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, apresentou o tema que vai nortear os trabalhos em 2016. “Ciência, poder e realidade” foi aprovado pela comunidade acadêmica em enquete realizada no período de 6 de outubro a 9 de novembro. Segundo o pró-reitor, a temática é importante e necessária para se discutir como a produção do conhecimento é produzido na universidade e a quem ele se destina.

Novo Formato- A Jornada de Extensão 2015 termina com a proposta de avançar para o formato de congresso em 2016. Para o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, o salto da Extensão Universitária, nestes últimos anos, reflete o avanço da interação da Universidade com amplos setores da sociedade. “A necessidade de transformar a Jornada de Extensão em congresso, no próximo ano, demonstra o investimento que a Universidade Federal do Pará tem feito para cumprir o seu papel de contribuir para o desenvolvimento humano e cultural da nossa região”, afirma o professor.

Texto: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação Proex