Página inicial > Últimas Notícias > “Ciência, poder e responsabilidade” é o tema mais votado

“Ciência, poder e responsabilidade” é o tema mais votado

• Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 00h00

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é a única universidade que disponibiliza uma enquete para a escolha de temas sobre o Eixo Transversal, que norteia as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, como sendo uma proposta baseada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), buscando a interdisciplinaridade para que esses temas possam ser apropriados por diferentes áreas de conhecimento.

A enquete é promovida desde 2013 pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Ensino de Graduação (Proeg). O tema vencedor do Eixo Transversal 2016 foi “Ciência, poder e responsabilidade”, que recebeu 680 votos (27,6%) do total de 2464 computados na enquete realizada no Portal da UFPA, no período de 6 de outubro a 9 de novembro.

Democratizar a ciência - Sobre o tema vencedor, o pró-reitor de Extensão (Proex), Fernando Arthur Neves, afirma que, hoje, muitos não se dão conta da importância da ciência e a relacionam apenas a aspectos tecnológicos. “A ciência diz respeito não apenas à produção de conhecimento mas também à forma como se relacionam esses conhecimentos”, explicando, ainda, que é necessário democratizar a ciência para que todos tenham acesso à produção das instituições de ensino superior.

Resultado geral - O segundo tema mais votado foi “Políticas universitárias de humanização. Qual meu papel?”, com 606 votos (24,6%); em seguida, “Universidade Criativa” ficou na preferência de 562 internautas (22,8%); na quarta posição, o tema “Conhecimento: agregador, catalisador e disseminador” registrou 371 votos (15,1%); já “Clima e desenvolvimento” levou 245 (9,9%).

Responsabilidade – A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Maria Lúcia Harada, destacou que a ideia do tema vencedor é sobre ciência e o conhecimento científico produzido na Instituição. Segundo ela, “quando relacionamos ciência, poder e responsabilidade, você está pensando sobre a qualidade do tipo de conhecimento, no sentido social e ambiental, e o poder que esse conhecimento tem para impulsionar o desenvolvimento local e regional.”

Maior participação – Na enquete de 2015, o tema vencedor, com 33,6% (412 votos), foi “Recursos naturais: ciência, direito e realidade” e foram registrados 1637 votos no total. No comparativo com a enquete para o tema do Eixo Transversal 2016, que computou 2464 votos, aumentou a participação da comunidade acadêmica em 50,5%, demonstrando o maior interesse dos integrantes da Instituição na decisão do tema transversal que vai nortear as atividades da UFPA.

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA