Página inicial > Últimas Notícias > Comunicações e cursos no terceiro dia da Jornada de Extensão 2015

Comunicações e cursos no terceiro dia da Jornada de Extensão 2015

• Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 00h00

A Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará prosseguiu nesta quarta-feira, 11 de novembro 2015, com apresentações de comunicações e cursos. Foram 207 sessões em que alunos expuseram os resultados de Projetos de Extensão nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, cultura e tecnologia, direitos humanos e justiça. Os cursos foram realizados no Mercado Francisco Bolonha, no Ver-o-Peso, e no auditório da Assessoria de Educação a Distância (AEDi).

Comunicação - No auditório da Reitoria, pela manhã, o estudante de Engenharia Elétrica Yan dos Santos Silva apresentou a Comunicação intitulada “Desenvolvimento de ideias dos alunos”. O trabalho faz parte do Programa de Extensão denominado “Integrando para o Bem-Estar e o Aprimoramento Social Intelectual”, vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC). O programa tem como ações fundamentais o estímulo e o desenvolvimento da tríade ensino-pesquisa-extensão na Universidade baseado em atividades que disponibilizem metodologias no contexto de ensino-aprendizagem com uma visão humanística e social. Para Yan, a participação no projeto de extensão contribui para o desenvolvimento acadêmico do aluno, mas sobretudo humano, porque permite ampliar o olhar para além da sala de aula.

Curso de gestão cultural- Alunos do curso Aperfeiçoamento em gestão cultural, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão,   em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), iniciado em abril de 2015, apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso no auditório da Assessoria de Educação a Distância. O curso tem como objetivo formar agentes para a elaboração de política e planejamento cultural. Os alunos desenvolveram trabalhos sob a orientação de professores da Universidade e as temáticas trataram da realidade sobre a localidade onde moram. A turma foi formada por gestores culturais dos municípios de Rondon do Pará, Tomé Açu, e Belém.

Concerto - A programação cultural desta quarta-feira, 11, contou com a apresentação do Grupo Bronzes da Amazônia, coordenado pelo professor Jacó Cantão, da Escola de Música da UFPA (Emufpa), o grupo é resultado de projeto de extensão cujo objetivo é levar música para comunidades carentes, hospitais e escolas. O Bronzes da Amazônia brindou os participantes com um repertório de música de choro, como Carinhoso e Tico-Tico no Fubá.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação Proex / UFPA