Página inicial > Últimas Notícias > Abertura da 18 ª Jornada de Extensão debate recursos naturais da Amazônia

Abertura da 18 ª Jornada de Extensão debate recursos naturais da Amazônia

• Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2015, 00h00

Foram abertos os trabalhos da 18ª Jornada de Extensão Universitária da Universidade Federal do Pará nesta segunda-feira, 9 de novembro, no auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, d Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2015, o evento anualmente esperado pelos extensionistas, comemora aumento no número de trabalhos acadêmicos inscritos e de serviços prestados à população.

Compuseram a mesa do evento o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação professor Emmanuel Tourinho, representando o reitor da UFPA; o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves; o diretor de projetos da Proex, professor Mauro Veloso; o diretor de cultura da Proex, professor Leonardo Coelho; e a professora Arlete Marinho, coordenadora do Núcleo de Inclusão da UFPA.

Impacto da Extensão - Durante a abertura o professor Emmanuel Tourinho ressaltou o impacto que tem a extensão na formação dos alunos e na transferência de saberes para a sociedade. O pró-reitor de Extensão Fernando Arthur Neves, afirmou que a Universidade se legitima quando os investimentos públicos são utilizados em formação e qualificação de pessoas por meio da extensão para que possam exercer a cidadania e ter influência na sociedade. A professora Arlete Marinho parabenizou a Proex pela adoção de medidas de acessibilidade durante a Jornada e reiterou a necessidade de avanços na implementação de políticas de inclusão dos diversos públicos que freqüentam a Universidade.

Congresso em 2016 - O diretor de projetos da Proex, professor Mauro Veloso revelou que, na Jornada 2015, houve um aumento, em relação ao ano anterior, de 39% em inscrições de trabalhos acadêmicos e que o número de atendidos em serviços, neste ano, deve ultrapassar a marca de 6.000 pessoas. Para o ano de 2016, Mauro Veloso anunciou que a Jornada vai expandir-se para Congresso, o qual envolverá outras universidades como a Universidade de Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia, além de Universidades de outros estados da região Norte.

Painel – A segunda parte da abertura da Jornada contou com um painel composto pela professora da Faculdade de Geografia da UFPA, Márcia Pimentel; pelo representante da Defensoria Pública da União, promotor Danilo Corrêa da Paz; e por Raimundo Rodriguez, coordenador do Pró-Paz. Os debatedores trataram dos usos dos recursos naturais em uma região como a Amazônia. A professora Márcia Pimentel fez a exposição do projeto de extensão do qual é coordenadora, intitulado “Conservação dos recursos naturais em áreas protegidas no nordeste paraense”. A professora afirmou que o objetivo do projeto é o compartilhamento dos saberes tradicionais e acadêmicos e que isso é possível por meio da extensão universitária.

A Jornada de Extensão vai até o dia 12 de novembro e conta com atividades em diversos campi da UFPA. Em Belém, a programação ocupa vários locais da cidade, veja aqui a agenda do evento http://www.jornada.proex.ufpa.br/.

Texto: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria Comunicação Proex
Fotos: Adolfo Lemos