Página inicial > Últimas Notícias > 18ª Jornada de Extensão Universitária se inicia nesta segunda-feira, 9

18ª Jornada de Extensão Universitária se inicia nesta segunda-feira, 9

• Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2015, 00h00

A partir desta segunda-feira, 09, até o dia 12 de novembro 2015 vários campi da Universidade Federal do Pará vão receber as programações da 18ª Jornada de Extensão Universitária. Cerca de 4  mil pessoas são esperadas para participar de ações acadêmicas, de saúde, educação e cultura. Com início às 19h, a abertura da Jornada de Extensão vai discutir o tema “Recursos naturais: ciência, direito e realidade”, no Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus Guamá, Belém.

Pôsteres e Comunicações - Na Jornada deste ano foram inscritos 406 trabalhos. Estudantes de diversas áreas vão apresentar os resultados de projetos de Extensão. No dia 10, a partir das 8h, hall da Reitoria, haverá exposição de pôsteres e serão realizadas Comunicações em diversos Institutos.  Acesse aqui a programação acadêmica. As apresentações contarão com acessibilidade e tradução em Libras.

Serviços - No mercado Bolonha, no Ver-o-Peso, os alunos do curso de Direito vão oferecer orientação jurídica com o objetivo de conscientização da população quanto aos direitos para o exercício da cidadania. Os estudantes de Biologia vão realizar exames de prevenção do câncer do colo do útero em instalação montada pela UFPA no Bolonha. Os alunos do Curso de Odontologia vão prestar atendimento a 500 crianças e adolescentes no Hospital Barros Barreto. Além desses, estarão à disposição da população cursos de manipulação de alimentos, avaliação nutricional, palestras para gestantes, orientação financeira e muitos outros.

Cultura - Teatro, dança, música e cinema vão movimentar vários pontos da cidade de Belém durante a Jornada. No cinema Olympia serão exibidos filmes com rodas de conversas. No Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus Guamá da UFPA, serão encenadas peças de teatro e exibidos espetáculos de dança dos alunos dos cursos de Teatro e Dança. Serão três noites de shows com orquestras e a Banda Zambra e Outros Sons que fará um tributo à banda Legião Urbana.

Prêmio Jovem Extensionista - No último dia do evento serão premiados os três melhores trabalhos apresentados durante a Jornada. Os estudantes que desenvolveram projetos de Extensão que contribuíram para melhorar a vida da população recebem o Prêmio Jovem Extensionista. O prêmio é um incentivo para que os alunos da Instituição, por meio da Extensão, contribuam para que a Universidade Federal do Pará cumpra o seu papel no desenvolvimento da Região da Amazônia.

Feira da Agricultura Familiar -  Além das atividades acadêmicas e culturais, os participantes da Jornada deste ano vão poder adquirir produtos de qualidade na 3ª Feira da Agricultura Familiar na UFPA, no dia 11, no espaço do Vadião, a partir das 08h. A Feira surgiu da parceria entre cooperativas de trabalhadores rurais em agricultura familiar e a Pró- Reitoria de Extensão (Proex). O objetivo é incentivar a participação dos produtores no Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na modalidade de Compra Institucional para o fornecimento de gêneros alimentícios para o Restaurante Universitário.

Assistência Estudantil - Os estudantes da UFPA vão ter a oportunidade, nesta Jornada de Extensão, de visitar o stand da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil no hall da Reitoria. A equipe de profissionais vai expor os programas, auxílios e bolsas que a Universidade dispõe para os estudantes. Haverá orientação sobre como participar dos programas, a exemplo do Programa Permanência, Auxílio Creche, Casas Estudantil, Estudante Saudável, Kit Acadêmico e ainda informações sobre treinamento coaching adêmico.

Serviço:
Jornada de Extensão 2015 - Recursos Naturais: ciência, direito e realidade