Página inicial > Últimas Notícias > Auxílio Intervalar

Auxílio Intervalar

• Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2015, 00h00

Foi lançado na terça-feira (16) o Edital para seleção de candidatos a receber o Auxílio Intervalar 2016, que disponibiliza recurso financeiro aos universitários da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos cursos de graduação na modalidade intensiva presencial, os já conhecidos cursos intervalares. O auxílio começará a ser repassado a partir do primeiro período letivo do próximo ano.

O Auxilio Intervalar será concedido aos estudantes que estejam regularmente matriculados, cursando graduação intervalar e possua renda familiar de até três salários mínimos, e a renda familiar per capita não ultrapasse um salário mínimo e meio. É importante destacar que a vigência deste processo seletivo é para os 1º e 3º períodos letivos de 2016.

A Coordenação do Programa informa que os discentes dos cursos extensivos, a distância, semipresencial e do Programa de Formação de Professores (PARFOR) não serão atendidos pelo Auxilio Intervalar.

Inscrições - As inscrições iniciam as 10h do dia 22 de junho de 2015 e encerram as 17h do dia 14 de agosto de 2015. Para se inscrever, o candidato precisa acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST e preencher o questionário socioeconômico. Após essa etapa, o discente deve encaminhar sua documentação. A forma como os candidatos devem encaminhar os documentos depende do campus em que estuda, veja quadro abaixo:

Ananindeua, Abaetetuba, Belém, Castanhal e Tucuruí

on-line: anexando-os no SIGAEST, em arquivo digital (no formato JPG)

Demais Campi da UFPA

a) on-line anexando-os no SIGAEST, em arquivo digital (no formato JPG)

b) presencial - na Coordenação de Extensão do campus de origem

Modalidade do Programa Permanência, o Auxílio Intervalar tem o objetivo de garantir que discentes com dificuldades financeiras possam concluir sua graduação em tempo hábil. Para isso, a Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), responsável pelo programa, disponibiliza recursos financeiros para auxiliá-los em despesas com transporte, alimentação, moradia e material didático-pedagógico.

Serão ofertados até 200 (duzentos) auxílios, sendo 40% destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação. A DAIE estima que o pagamento começará a ser feito no início do 1º período letivo de 2016, após a habilitação que consiste na comprovação de que o estudante esteja realmente matriculado e cursando as disciplinas nos 1º e 3º períodos letivos de 2016. Quem for contemplado, irá receber um pagamento do auxílio no 1º período letivo e outro pagamento 3º período letivo de 2016.

Para discentes que reside em outros municípios ou localidades distantes do campus onde estuda, o valor do auxílio é de R$ 900,00. Para aqueles que residem no mesmo município onde o campus está localizado, o valor é de R$ 350,00. O Auxílio Intervalar não pode ser acumulado com outros auxílios, bolsas e/ou estágios remunerados, sejam da UFPA ou de outros órgãos governamentais, não governamentais, ou de instituições e empresas privadas.

Programa Permanência – Modalidade Auxílio Intervalar 2016

Período de Inscrição: das 10h do dia 22 de junho as 17h do dia 14 de agosto de 2015

Para mais informações, acesse o Edital.

As inscrições são realizadas por meio do SIGAEST.

Contato: (91) 3201-7262

Texto: Assessoria de Imprensa da Proex