Página inicial > Últimas Notícias > Auxílio Permanência e Moradia

Auxílio Permanência e Moradia

• Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2015, 00h00

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abre inscrição para o processo seletivo do Programa Permanência destinado a estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para o ano de 2016, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) oferta 1.920 auxílios. São duas modalidades de benefício, sendo 350 Auxílios Moradia no valor de 400,00 e 1.570 Auxílios Permanência no valor de 350,00. Do total dos auxílios, 40% serão destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial. Leia aqui o edital.

O objetivo da ação é evitar a evasão e garantir a permanência do estudante em vulnerabilidade socioeconômica na sala de aula para que conclua o curso em tempo regular e com qualidade. Os auxílios são voltados para alunos da instituição que cursam a primeira graduação na modalidade extensiva (regular), e não possuam condições de arcar com custeio total ou parcial com alimentação, moradia, transporte e material didático. Os auxílios têm validade de 12 (doze) meses.

Inscrições – As inscrições ocorrem em duas etapas concomitantes “Inscrição no Sistema” e “Envio de Documentos", e esses procedimentos devem ser realizados no período que vai de 8h do dia 28 de janeiro até às 17h do dia 26 de fevereiro de 2016.

Inscrição no Sistema: na primeira etapa o discente terá que acessar Sistema Gerencial de Assistência e Integração Estudantil - SIGAEST e inscrever-se no Auxílio Permanência 2016. Os candidatos têm a opção de solicitar a modalidade Permanência, a modalidade Moradia ou as duas. Em seguida deverá ser realizado o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico referente ao auxílio solicitado. É importante destacar que apenas a modalidade Moradia permite o acúmulo com outros auxílios e bolsas. Para os calouros que ainda não possuem matrícula no SIGAA há a opção de inscrever-se utilizando um número de matrícula provisório para uso no SIGAEST.

Envio de Documentos: Os discentes do campus de Belém devem enviar os documentos exigidos pelo edital exclusivamente por meio do SIGAEST em arquivo de imagem (no formato JPG). Já quem estuda nos demais campi, poderá enviar sua documentação tanto por meio do SIGAEST como pessoalmente na Coordenação de Extensão do campus ou polo em que estuda.

Novidades do Permanência 2016 - Para a edição deste ano foram incluídos critérios novos para a análise do perfil do aluno. Serão levados em consideração a renda familiar per capita; situação de moradia do estudante; se a família possui beneficiários de programas sociais; a tarifa de energia elétrica do grupo familiar e a residência de origem. Além disso, é importante que os candidatos fiquem atentos a documentação exigida pelo edital de seleção que também sofreu algumas mudanças.

Para evitar sobrecarga no SIAGEST, a DAIE/PROEX orienta que os discentes não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias, e informa que não se responsabilizará por falha de conexão da internet que impossibilite o cumprimento das etapas do processo seletivo.

Processo Seletivo do Auxílio Permanência 2016

Inscrições: de 28 de janeiro a 26 de fevereiro de 2016

Clique aqui para ler o edital

Errata do edital