Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Pró-Digital recebem certificados de conclusão de curso

Alunos do Pró-Digital recebem certificados de conclusão de curso

• Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2015, 00h00

Os alunos e monitores que participaram das aulas de Informática Básica, ofertadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA, receberam, nesta quarta-feira, 17, no auditório da Reitoria, o certificado de conclusão de curso.

Voltado prioritariamente, neste ano de 2015, para alunos quilombolas e indígenas, o curso faz parte do Projeto Pró-Digital do Programa de Apoio Pedagógico (ProAP) da Diretoria de Assistência e Integração (DAIE) da Proex. Foram ofertadas 85 vagas gratuitas distribuídas em cinco turmas. Durante o curso, os alunos obtiveram conhecimentos para desenvolverem a competência de produção e edição de texto, domínio de planilhas eletrônicas e apresentação de trabalhos em slides e utilização de sistemas de proteção da informação. Os monitores ministrantes das aulas são alunos da UFPA do curso de Sistema de Informação.

Desempenho - A cerimônia de entrega de certificados iniciou-se com a palestra da coordenadora de Integração Estudantil da DAIE, Ana Clotilde Colares, que apresentou todos os programas de integração que a DAIE dispõe para os alunos. A coordenadora justificou que o objetivo do Pró-Digital é melhorar o desempenho acadêmico dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para que concluam a graduação em tempo regulamentar. “Nossa preocupação na Proex é com a formação cidadã dos alunos, não apenas para o mercado de trabalho, e isso passa pela inclusão digital”, afirma a coordenadora.

Inclusão - Josiane do Rosário Soares, estudante de origem quilombola do município de Acará, cursa Direito no campus de Belém da UFPA e inscreveu-se para participar do curso de Informática.  Ao receber o certificado, Josiane afirmou que considera indispensável a iniciativa de oferta das aulas de computação para a integração dos alunos na produção dos trabalhos acadêmicos. “Para nós, que entramos por meio de Processo Seletivo Especial Quilombola, uma das maiores dificuldades é o domínio das operações digitais, por isso, eu dou nota dez para este curso”, afirma a estudante.

Infocentros-  Espaço de pesquisa equipado com computadores e impressoras destinados ao uso de todos os estudantes da Universidade para que possam realizar trabalhos acadêmicos, acessar internet e fazer impressão, os Infocentros são mantidos e gerenciados pela Diretoria de Assistência Estudantil da Proex e funcionam em vários campi da UFPA, a exemplo de Altamira e Cametá. Em Belém, está localizado no Complexo Cultural Vadião, no segundo andar.

Ao final da entrega de certificados, os alunos concluintes receberam kit de material acadêmico contendo mochila, cadernos, estojo, canetas e bonés.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Ascom Proex