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Projeto de Extensão fomenta a Educação do Campo na Amazônia

  • Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Janeiro de 2016, 00h00

Coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz), com o objetivo de fortalecer a educação nos anos iniciais de escolarização, o projeto de extensão “Escola da Terra – Formação Permanente de Professores das Escolas Multisseriadas do Campo e Quilombola” atende a professoras e professores que atuam no Ensino Fundamental nas escolas rurais, onde muitas vezes são encontradas precariedades estruturais, transporte inadequado, além de outros fatores recorrentes à vida e a educação no campo.

O Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA), juntamente com o Ministério da Educação, são responsáveis pelo projeto que possui uma proposta pedagógica própria para atender aos professores das escolas multisseriadas das pequenas comunidades do campo e quilombola da região Amazônica. O parecer de aprovação do projeto afirma que enfrentar essas fragilidades na educação do campo é uma alternativa para efetivar uma proposta pedagógica que atenda às demandas e reivindicações das populações do campo no Estado do Pará, na Amazônia e no País.

Curso - A ausência de materiais pedagógicos, professores com baixo nível de escolarização e ausência de estabilidade no emprego, são apenas algumas das barreiras enfrentadas nessa modalidade de educação. Partindo dessa realidade, o projeto efetiva uma proposta pedagógica de caráter interdisciplinar, para promover o diálogo dos saberes das comunidades tradicionais com os saberes fundados nas normativas definidas pelas diretrizes curriculares nacionais. Dessa forma, propôs o Curso de Aperfeiçoamento por meio da Alternância Pedagógica, desenvolvido por atividades que se realizam no Tempo Escola e no Tempo Comunidade.

A avaliação realizada no curso se baseia no material produzido pelos professores que atuam nas escolas das pequenas comunidades rurais e quilombolas, no diagnóstico da escola, e ainda, na elaboração de um memorial pelo professor cursista, que compõem o trabalho final de conclusão. O relatório final do curso tem como intencionalidade apresentar o conjunto de atividades pedagógicas produzidas pelos participantes, acrescido de relatos de como os professores ministraram suas aulas nessas escolas.

Geperuaz – O Grupo já existe há 13 anos e vem realizando inúmeras atividades no campo da pesquisa, do ensino e da extensão, desenvolvidas no âmbito da Amazônia paraense. Parafraseando o coordenador do Grupo, Salomão Hage, o Geperuaz se configura em um espaço de formação de uma nova geração de pesquisadores-educadores-militantes, comprometidos com uma concepção de educação e de ciência dialógica, engajada e transformadora, que envolve pesquisadores da universidade, profissionais da educação e integrantes dos movimentos e organizações sociais na disputa pela hegemonia de um projeto popular e emancipatório de sociedade, pautado pela interculturalidade e afirmação das diferenças, pela sustentabilidade, pela convivência e solidariedade entre os grupos sociais.


Texto: Brenda Maciel – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google

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