A UNTREF e a Rede ESIAL publica Carta Convocatória de apresentação de trabalhos para o 3º Colóquio Internacional
Em sua terceira edição, o Colóquio Internacional “Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina - Acertos, problemas e desafios das políticas e práticas de democratização, interculturalização e inclusão” acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto 2016 em Buenos Aires, Argentina.
O evento será realizado pela UNTREF (Universidade Nacional de Três de Febrero) e a Rede Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina (ESIAL), que consiste em “uma rede interinstitucional, intercultural, interdisciplinar e internacional com a finalidade de discutir e promover práticas de inclusão de atores e saberes não acadêmicos na universidade, propondo a interlocução entre academia e sociedade civil, no sentido de encontrar soluções para a tensão de conhecimentos validados pela Ciência”, explica o professor José Guilherme Fernandes, que é pesquisador da Rede e do Centro Interdisciplinar de Estudos Avançados da UNTREF e docente da UFPA Campus de Castanhal.
O Colóquio terá como objetivo buscar difundir estudos e facilitar o intercâmbio de conhecimentos e reflexões sobre o tema, e ainda contribuir com a formulação e a aplicação de políticas e programas que aprofundem a democratização da Educação Superior. A participação será aberta ao público acadêmico interessado.
Ainda para o professor José Guilherme Fernandes, representante da UFPA na Rede, a realização do Colóquio Internacional contribui para a comunidade acadêmica de Castanhal “na medida em que a interdisciplinaridade e a interculturalidade são objetivos da instituição acadêmica, particularmente em relação à ampliação do sentido de Ciência, uma vez que no encontro irá tratar de acertos, problemas e desafios na inclusão de saberes indígenas e afrodescendentes na Universidade”.
A programação do evento contemplará apresentações de algumas universidades e demais instituições que integram a Rede Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina e de trabalhos orientados a analisar acertos, problemas e desafios de políticas e programas de inclusão de estudantes indígenas ou afrodescendentes (tais como programas de bolsas, cotas especiais, apoio acadêmico e/ou psicossocial, dentre outros).
Poderão submeter propostas de apresentações ao Comitê Científico Internacional do Colóquio, que fará a seleção, pesquisadores que desenvolvam trabalhos relacionados com o tema “Inclusão e saberes na Educação Superior”. Os trabalhos deverão estar enquadrados em um dos tipos de exposição disponíveis: aquelas que analisem as políticas e programas "de dentro" e outras que façam a avaliação "de fora". Sendo aceitos somente propostas em espanhol e português.
As características exigidas para o envio de trabalhos estão descritas na Carta Convocatória de Apresentação de Trabalhos.
Envio de trabalhos
As propostas devem ser enviadas antes do dia 15 de fevereiro de 2016, para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Texto: Assessoria de Comunicação – UFPA/Castanhal
Redes Sociais