Página inicial > Últimas Notícias > Pró-Reitor de Extensão da UFPA abre I Mostra Extensionista do IFPA

Pró-Reitor de Extensão da UFPA abre I Mostra Extensionista do IFPA

• Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2015, 00h00

O professor Fernando Arthur de Freitas Neves, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), representará a Universidade na I Mostra Extensionista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus Belém, que ocorrerá entre os dias 16 e 17 de dezembro, no auditório central do IFPA, situado na Av. Almirante Barroso, 1155, bairro Marco, Belém/PA. Na programação, o pró-reitor de Extensão da UFPA ministrará a palestra de abertura "Saber Tradicional e Inovação Extensionista".

O tema geral escolhido para esta primeira edição do evento é "Extensão: Mecanismo Propulsor do Ensino e da Pesquisa no IFPA Belém, no âmbito da Rede Federal".  O evento, realizado pelo IFPA, por meio da Diretoria de Extensão – DEX, tem como objetivo mostrar os resultados dos projetos aprovados e subsidiados no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX, executados pelos professores e alunos do IFPA - Campus Belém, em conjunto com o ensino e a pesquisa institucional, além de fortalecer a cultura extensionista e reforçar os laços de extensão entre as instituições de ensino, públicas e privadas.

Palestra de abertura - Sobre o tema "Saber Tradicional e Inovação Extensionista", o professor Fernando Arthur Neves afirma que a UFPA tem muito a contribuir para a discussão sobre a transmissão de saber. Segundo o professor, é fundamental que se discuta como os saberes, principalmente os tecnológicos, podem ser absorvidos no cotidiano da população. "A Mostra de Extensão do IFPA permite dialogar com outras produções de caráter extensionista. É também uma oportunidade de avaliar o impacto da Extensão na vida do estudante universitário e de se repensar a produção de 'saber' nas universidades e a quem este conhecimento se destina", explica o pró-reitor.

Segundo Fernando Arthur, os saberes tradicionais, presentes em comunidades caboclas, indígenas e do campo são uma questão chave para a sociedade. "A produção das populações caboclas, indígenas e o conhecimento produzido no campo necessitam estar em permanente diálogo com o conhecimento produzido nas universidades para que o pensamento da região seja um produto de colaboração entre as populações tradicionais e a Academia."

Programação - O evento contará também com outras duas palestras, ministradas por professores da Universidade Rural da Amazônia - UFRA e do IFPA, além de mesas temáticas, mostra de produtos, processos e tecnologias. Haverá, ainda, uma atração cultural surpresa, que será realizada no primeiro dia do evento.

A iniciativa do evento faz parte do esforço que o Fórum de Pró-Reitores de Universidades Públicas (FORPROEX) tem feito para consolidar e assegurar a interação de amplos setores da sociedade junto com as universidades. O professor Fernando Arthur, que assumiu a presidência do Fórum este ano, afirma que a participação da UFPA no evento deve-se ao acúmulo obtido com a realização de jornadas e congressos.

I Mostra Extensionista do IFPA
Data: 16 e 17 de dezembro/2015
Hora: 8h às 18h30
Local: Auditório Central do IFPA, Avenida Almirante Barroso, 1155, bairro Marco, Belém/PA.
Acesse a programação completa aqui.
Mais informações na página do evento no facebook.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações de Ana Lúcia Oliveira, da Ascom Proex.
Foto: Ascom / Proex