Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFPA apresentam exposição sobre RE x PA

Alunos da UFPA apresentam exposição sobre RE x PA

• Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2015, 00h00

Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro de 2015, a Diretoria de Apoio à Cultura (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e as Faculdades de Artes Visuais e Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam a exposição curricular “RE x PA, um século de espetáculo”, na sala de exposição no prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais (FAV), no Campus Básico. A exposição é uma homenagem da turma de Museologia 2012 para os dois maiores clássicos do futebol nortista: o Clube do Remo e o Paysandu Sport Club.

O futebol, que antes era considerado um esporte de elite, ao longo dos anos, conquistou admiradores e praticantes de vários grupos sociais, e isso se deve, principalmente, à rivalidade entre Remo e Paysandu. Um século depois da primeira partida jogada pelos dois times, a torcida ainda vibra a cada gol. O RE x PA é, também, conhecido como Clássico Rei da Amazônia e é parte da identidade cultural paraense, presente na memória individual e coletiva dos torcedores. É a comemoração do centenário desta icônica partida que a exposição curricular homenageia de forma especial.

Segundo Flávia Olegário Palácios, professora no curso de Museologia na UFPA, que está supervisionando a programação, “a exposição faz parte de três disciplinas do curso de Museologia e, por isso, possui cunho acadêmico e vai servir para os alunos como experiência de exposição museológica”.

A exposição fica aberta para visitação entre 9h e 12h e entre 14h e 17h, apresentando três documentários sobre as partidas jogadas pelos dois times, contendo também uma linha do tempo com os melhores momentos dos jogos. A exposição segue nesse mesmo horário quinta-feira, depois, retornará em cartaz no período de 4 a 29 de janeiro de 2016. Qualquer pessoa pode comparecer. A entrada é franca.

Exposição curricular “RE x PA, um século de espetáculo”
Data: 30/11 a 3/12/2015 e de 4/1/16 até 29/1/2016
Hora: 9h às 12h e 14h às 17h.
Local: na sala de exposição no prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais - FAV, no Campus Básico.
Aberto ao público.

Texto: Elisa Vaz – Assessoria de Comunicação da UFPA