Página inicial > Últimas Notícias > Evento comemora 100 anos de Teoria da Relatividade Geral

Evento comemora 100 anos de Teoria da Relatividade Geral

• Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2015, 00h00

Uma boa dica para quem se interessa por observações astronômicas e pela Teoria da Relatividade Geral (TRG). A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza o Colóquio “100 Anos de Relatividade Geral” na próxima terça-feira, 24, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), Campus Básico da Instituição. O evento tem entrada franca e é destinado a todos os públicos.

A programação inicia-se a partir das 15h, com observações astronômicas do Sol. Em seguida, às 17h, o professor Luís Carlos Bassalo Crispino realiza a palestra “100 Anos de Relatividade Geral”, durante a qual vai explicar, utilizando também vídeos e experimentos, as bases da TRG. A palestra abordará, também, a confirmação dessa teoria com base nos dados obtidos no Brasil durante um eclipse total do Sol, em 1919, que teve repercussão no Pará.  Após a palestra, serão realizadas observações astronômicas do céu noturno.

Compreensão - A Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein completa 100 anos em 2015 e um dos objetivos do colóquio é celebrar este centenário. Sobre a importância do evento, o professor Luís Crispino explica que, “apesar de a TRG ser bastante complexa, o colóquio foi concebido almejando a compreensão e o aproveitamento do grande público.”

Parcerias - O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UFPA), Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), do Projeto de extensão Física e Tecnologia para a Escola, do Núcleo de Astronomia da UFPA (Nastro) e do Grupo de Gravitação na Amazônia.

Colóquio “100 Anos de Relatividade Geral”
Data: 24 de novembro
Horário e local: A partir das 15h, no CEBN/UFPA, Campus Básico da Instituição
Evento aberto ao público em geral.

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA