Página inicial > Últimas Notícias > Proex planeja a XVIII Jornada de Extensão

Proex planeja a XVIII Jornada de Extensão

• Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2015, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2015, 00h00

O uso dos recursos naturais em uma região como a Amazônia envolve necessariamente a Ciência, o Direito e a realidade do espaço. Essa discussão vai nortear a próxima Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará, que está sendo planejada pela Pró-Reitoria de Extensão. A jornada, a partir de 2015, vai ocorrer no mês de novembro, mas todas as atividades já estão sendo organizadas pelas Diretorias de Programas e Projetos e de Apoio Cultural para garantir ampla e qualificada participação das comunidades internas e externas da Universidade.

Objetivos - A Extensão promove a integração da Universidade com a sociedade. A XVIII Jornada vai avaliar e dar publicidade à produção extensionista de 2014.   Durante o evento, será fomentada a reflexão sobre as ações de Extensão a partir das interações de saberes com as comunidades internas e externas à UFPA. A jornada objetiva, ainda, a coleta de informações sobre o desenvolvimento das ações extensionistas para formação acadêmica do aluno e a seleção e premiação dos trabalhos mais relevantes elaborados pelos discentes bolsistas de projetos/programas. Haverá a apresentação de comunicações, oficinas, minicursos e ofertas de diversos serviços abrangendo as áreas de saúde, educação e programação cultural.

Planejamento - Para a realização da Jornada de Extensão, a Diretoria de Programas e Projetos está promovendo seminários de preparação, desde março de 2015. Já estão definidas as equipes responsáveis pela construção do cronograma de atividades a serem desenvolvidas antes e durante a jornada. Segundo o diretor de Programas e Projetos da Proex, professor Mauro Veloso, é indispensável a organização da jornada com bastante antecedência para que sejam evitados imprevistos. “Estamos organizando o maior evento de Extensão do ano, vamos realizar uma grande programação envolvendo vários setores da sociedade, por isso, estamos em pleno esforço para que todos os participantes da próxima jornada se sintam satisfeitos quanto ao papel extensionista da Universidade”, afirma o professor.

Jornada Multicampi - Neste ano de 2015, a Pró-Reitoria de Extensão está dando continuidade e ampliando o apoio à autonomia dos campi da Universidade para que realizem jornadas locais, já que as unidades da UFPA possuem setores responsáveis pela Extensão. O pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, destaca que a proposição do tema do Eixo Transversal 2015, “Recursos Naturais: ciência, direito e realidade” foi definido pela comunidade acadêmica e que cada localidade tem melhor entendimento sobre as necessidades e demandas extensionistas necessárias. “Estamos incentivando os campi para que promovam as suas próprias jornadas, isso vai fortalecer a relação das comunidades locais com a UFPA e ampliar a participação do público”, afirma o pró-reitor.

Jornada ecológica - A novidade para a Jornada de 2015 vai ser a total informatização dos processos de inscrição, avaliação dos trabalhos e divulgação dos resultados. Dessa forma, todos os procedimentos, que vão desde a submissão de propostas de trabalhos até o parecer dos avaliadores e publicação dos aprovados, terão uma eficiente redução de tempo de atendimento aos participantes durante as fases da jornada. A medida também visa à redução de uso de recursos materiais que prejudiquem o meio ambiente, a exemplo a redução do uso de papel, a ideia é a realização de uma Jornada Ecológica.

Voluntários - A realização da jornada exige o envolvimento e a contribuição da comunidade acadêmica. Os estudantes vão poder participar como voluntários nas atividades, para tanto, receberão certificados e a carga horária poderá ser aproveitada para a integralização curricular. Em breve, será aberta a inscrição para os discentes interessados em participar como voluntários.

Texto: Ana Lúcia Oliveira – Assessoria de Comunicação da Proex
Arte e fotos: Divulgação / Proex