Página inicial > Últimas Notícias > Proex inicia curso de extensão e aperfeiçoamento em gestão cultural

Proex inicia curso de extensão e aperfeiçoamento em gestão cultural

• Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2015, 00h00

Em parceria com o Ministério da Cultura, a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará promove a segunda edição do Encontro Presencial do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural com o objetivo de promover a formação de gestores, conselheiros e agentes culturais com vistas à implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura no Estado do Pará. O curso iniciou-se nesta quarta-feira, 8, e segue até esta sexta, 10.

A abertura do curso ocorreu nesta quinta-feira, 8, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (Iced). Compuseram a mesa, o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves; o representante norte do Ministério da Cultura, Alberdan Batista; a prefeita do município de Igarapé-açu, Sandra Miki; e o diretor de Cultura da Proex, professor Leonardo Coelho. A abertura contou com a representação de 29 municípios do Estado do Pará.

Direito - O representante do Ministério da Cultura, Alberdan Batista, afirmou que cultura é um direito e perpassa pela educação e que, um Sistema Nacional de Cultura exige a qualificação dos agentes atuantes nos municípios, concluindo que a Universidade contribui significativamente para isso, quando promove ações como o curso de extensão. A prefeita do município de Igarapé-açu destacou que cultura não significa apenas a realização de eventos, mas que também tem o sentido de história e de política. “Necessitamos apresentar projetos qualificados na Câmara de Vereadores da cidade, por isso este curso é muito importante para garantir que nossos técnicos tenham plena capacidade de contribuir na gestão da cultura”, afirmou a prefeita.

Aula Inaugural - Com o tema “Cartas de Preservação sobre o Patrimônio Histórico”, o professor Fernando Arthur Neves ministrou a aula de inauguração do curso. Iniciou com a apresentação das legislações protetoras do patrimônio histórico elaboradas ao longo da história. Da antiguidade clássica ao século XXI, o professor destacou a Conferência Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura realizada em 2003 em Paris, a qual passou a considerar como patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Concluindo a aula, o professor lembrou que as classificações são produtos de seu tempo e há muitas validações sobre o significado de preservação e que, devido às intervenções desejadas ou indesejadas, as recuperações das edificações atendem ao sentido da experiência do presente.

Integração - Além da formação dos gestores, o curso vai possibilitar a integração do Ministério da Cultura e da UFPA na atuação do desenvolvimento cultural do Estado do Pará para a implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura.

Palestra - A programação segue até esta sexta-feira, 10 de abril de 2015, com a presença do Secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Bernardo Novais Machado, que apresentará a palestra “Política Nacional de Cultura”. O curso terá duração de 200 horas e certificação para os participantes.

Texto: Ana Lúcia Oliveira - DAIE/Proex