Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Documentação Exigida Pela UFPA
Início do conteúdo da página

Documentação Exigida Pela UFPA

  • Publicado: Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 00h00

OBS1: De acordo com o estabelecido pelo MEC, documentos autodeclarados devem ser autenticados em cartórios

OBS2: A documentação exigida pela UFPA tem como base o edital do Programa Permanência – Auxílio Permanência e Moradia

A documentação necessária para candidatos novos ao (s) auxílio (s) selecionado (s) no processo seletivo será:

I - Comprovante ou declaração de matrícula (cópia), elencando as disciplinas que está cursando;

II - Registro geral ou outro documento oficial com foto (Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Passaporte) (cópia);

III - CPF (cópia);

IV - A última fatura (cópia) do consumo de energia elétrica da residência de origem do (a) discente selecionado. Com relação a esse item:

a) se por motivo de extravio, o discente ficar impossibilitado de apresentar o comprovante da fatura de energia, será aceita justificativa conforme modelo de declaração disponível no site: www.proex.ufpa.br;

b) no caso em que a fatura de energia não esteja em nome do (a) candidato (a) ou de um dos membros da composição familiar, declarada no SIGAEST, deverá o (a) candidato (a) apresentar declaração de moradia do (a) proprietário (a) ou responsável pelo imóvel, conforme modelo disponível no site www.proex.ufpa.br, anexando a cópia do RG e CPF do declarante;

c) os discentes selecionados que moram em localidades não atendidas pelo sistema de energia, deverá apresentar justificativa em documento próprio disponível no site www.proex.ufpa.br;

d) caso o valor do consumo de energia não esteja compatível com a renda familiar apresentada, o processo poderá ser indeferido.

V - Comprovante(s) de renda familiar atualizado (cópia), além da situação de renda do (a) próprio (a) CANDIDATO, com ou sem vínculo empregatício, que comprovem a situação de renda de todos os integrantes do núcleo familiar, maiores de 18 anos, com ou sem vínculo considerando:

a) Trabalhador com vínculo empregatício (trabalho formal urbano ou rural)

Cópia dos três últimos contracheques ou uma declaração emitida pelo empregador.

b) Trabalhador (a) autônomo e/ou informal

Declaração individual de rendimento de trabalhador autônomo e/ou informal, prestador de serviços, proprietário de estabelecimento comercial urbano ou rural e outros. O modelo da declaração encontra-se disponível no site www.proex.ufpa.br. Se filiados à associação, cooperativa ou sindicato, devem declarar a renda mensal por meio de documento timbrado expedido por essas entidades com o respectivo CNPJ, assinatura e carimbo do dirigente ou responsável. Ex.: Marceneiro, taxista, mototaxista, pintor, pescador, agricultor, lavrador etc.

c) Familiar em situação de desemprego (sem renda salarial ou informal)

Declaração de desemprego.

d) Aposentado (a) ou pensionista ou beneficiário (a) do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Extrato de pagamento do benefício do último mês, emitido pela internet no endereço eletrônico www.mpas.gov.br ou solicitar à agência do INSS, seguido da cópia do cartão constando o nome do (a) beneficiário (a). Não será aceito extrato de pagamento bancário.

Os (as) beneficiários (as) do BPC devem, também, entregar a cópia do cartão do benefício, e se este estiver em nome de seu representante legal, deverá ser apresentado comprovante ou declaração de renda em nome deste, bem como a cópia do termo de tutela ou curatela.

e) Familiar recebendo Seguro-Desemprego

Cópia da rescisão contratual, bem como documento que comprove o valor a ser recebido e o número de parcelas.

Caso sejam declaradas no Questionário Socioeconômico de inscrição quaisquer das situações abaixo listadas, o (a) candidato (a) deverá entregar documentação complementar correspondente;

a) Se casado (a) ou com união estável

Certidão de casamento e/ou declaração de união estável.

b) Ter membro na composição familiar menor de 18 anos (filho, enteados, sobrinhos e/ou outros agregados).

Cópia da Certidão de Nascimento ou Registro Geral (RG).

c) Ter agregado emancipado maior de 18 anos.

Declaração de renda ou de desemprego.

d) Ter pessoa do núcleo familiar do candidato com deficiência física (PCD) ou doença crônica.

Cópia de laudo ou atestado médico comprobatório de sua condição física ou mental de saúde expedida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

e) Se tiver pai e mãe falecidos.

Cópia da Certidão de Óbito.

f) Se beneficiário (a) de Programas do Governo Federal, Estadual ou Municipal.

Cópia do comprovante do último extrato bancário da Bolsa Trabalho, Bolsa Família, Bolsa Verde, Seguro Defeso e demais bolsas, seguido da cópia do cartão, constando o nome do (a) beneficiário (a). Ressaltando que a apresentação desse documento não anula anexar à declaração de rendimentos.

g) Se beneficiário de Pensão Alimentícia

Cópia da decisão judicial, seguida do último extrato bancário, constando o nome do (a) beneficiário (a).

Os valores provenientes de bolsas acadêmicas (PIBIC, PIBEX, CNPQ, CAPES, PET etc.), bem como estágios, monitorias, entre outros, deverão ser declarados através de contracheque e/ou comprovante emitido pela instituição com os respectivos carimbos e assinaturas dos responsáveis pelos programas e/ou projetos, ressaltando que a apresentação desse documento não anula a apresentação da declaração de rendimento ou declaração de desemprego do (a) candidato (a).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página